A proposta pedagógica da educação indígena trata de uma ação que sustenta um ensino intercultural e diferenciado que, através de sugestões de trabalho por áreas de conhecimento, permitam a construção de um currículo próprio, específico e próximo da realidade vivida por cada comunidade indígena, da perspectiva da integração de seus etno-conhecimentos com conhecimentos universais selecionados. Assim, como ensinar Matemática na educação indígena, valorizando e contextualizando a vida social e cultural ao conhecimento matemático, sobre olhares da Etnomatemática? A partir desta problemática, por meio deste trabalho objetivamos discutir o Ensino da Matemática na Educação Indígena, repensando sua prática pedagógica, conhecendo o seu processo histórico, entendendo a necessidade de valorizar o conhecimento prévio cultural matemático, relacionando-o às suas originalidades e definições, interagindo com o mundo matemático, estabelecendo relações com os aspectos sociais e culturais em que está inserido o ser, reconhecendo a Matemática na vida cotidiana, assim como a necessidade de aprendê-la, com base no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas- RCNEI. Deste modo, por meio de pesquisas e artigos discutidos ao longo deste trabalho, concluímos que deve existir um ensino de matemática diferenciado, que quebre as regras do ensino tradicional, que atualmente é feito por meio de reprodução de conhecimentos e que fazem parte da rotina diária das nossas escolas indígenas e não indígenas durante as aulas de matemática. Tal maneira de ensinar, atual convencional, não desenvolve no aluno a capacidade de criticar ou de tomar proveito daquilo que está tentando aprender e o mesmo, muitas vezes, por não entender aquilo que está sendo passado, também não consegue perceber serventia em tal estudo, especialmente os povos indígenas.