Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA COM ESCALA

Palavra-chaves: GEOMETRIA, ESCALA, ENGENHARIA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36767
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3604
    "inscrito_id" => 5184
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA COM ESCALA"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      A pesquisa intitulada Ensino e Aprendizagem de Matemática Através de Construção Geométrica Com Escala foi desenvolvida na Escola Estadual do Ensino Médio Pedro Targino da Costa Moreira na cidade de Cacimba de Dentro - PB, propõe uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, tendo em vista a necessidade de aumentar o interesse e a aprendizagem dos estudantes nas aulas de Matemática por meio do uso de materiais concretos e com a construção de desenhos (planta baixa), de maquetes e da contextualização por meio da Engenharia Civil. Para isso, realizamos aulas teóricas e práticas referente ao conteúdo e aos objetivos propostos para o desenvolvimento desta pesquisa. Para nossas análises, foram aplicadas para os estudantes, atividades de construção geométricas em escala e atividades extra classe, bem como um questionário a fim de investigar a aceitabilidade desta construção como instrumento de aprendizagem da Matemática. Concluímos que as construções geométricas obtiveram um bom desempenho que proporcionou aos estudantes noções de medidas de comprimentos, de medir área de figuras planas em escala e que foi mais satisfatório a sua utilização para ensinar área de figuras planas. Almejamos também, que está pesquisa possa contribuir de forma reflexiva e ativa na prática pedagógica do aludido cenário para melhorar a aproximação e o desempenho destes estudantes no que tange o estudo da Matemática e dos Materiais Concretos com aplicação na Engenharia Civil.\r\n
      Palavras-chave: Geometria; Escala; Engenharia.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, ESCALA, ENGENHARIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5184_14102017191257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIMAR DOS SANTOS MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "JOSIMAR MACEDO"
    "autor_email" => "josimarprofmat@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36767
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3604
    "inscrito_id" => 5184
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA COM ESCALA"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      A pesquisa intitulada Ensino e Aprendizagem de Matemática Através de Construção Geométrica Com Escala foi desenvolvida na Escola Estadual do Ensino Médio Pedro Targino da Costa Moreira na cidade de Cacimba de Dentro - PB, propõe uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, tendo em vista a necessidade de aumentar o interesse e a aprendizagem dos estudantes nas aulas de Matemática por meio do uso de materiais concretos e com a construção de desenhos (planta baixa), de maquetes e da contextualização por meio da Engenharia Civil. Para isso, realizamos aulas teóricas e práticas referente ao conteúdo e aos objetivos propostos para o desenvolvimento desta pesquisa. Para nossas análises, foram aplicadas para os estudantes, atividades de construção geométricas em escala e atividades extra classe, bem como um questionário a fim de investigar a aceitabilidade desta construção como instrumento de aprendizagem da Matemática. Concluímos que as construções geométricas obtiveram um bom desempenho que proporcionou aos estudantes noções de medidas de comprimentos, de medir área de figuras planas em escala e que foi mais satisfatório a sua utilização para ensinar área de figuras planas. Almejamos também, que está pesquisa possa contribuir de forma reflexiva e ativa na prática pedagógica do aludido cenário para melhorar a aproximação e o desempenho destes estudantes no que tange o estudo da Matemática e dos Materiais Concretos com aplicação na Engenharia Civil.\r\n
      Palavras-chave: Geometria; Escala; Engenharia.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, ESCALA, ENGENHARIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID5184_14102017191257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIMAR DOS SANTOS MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "JOSIMAR MACEDO"
    "autor_email" => "josimarprofmat@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo A pesquisa intitulada Ensino e Aprendizagem de Matemática Através de Construção Geométrica Com Escala foi desenvolvida na Escola Estadual do Ensino Médio Pedro Targino da Costa Moreira na cidade de Cacimba de Dentro - PB, propõe uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, tendo em vista a necessidade de aumentar o interesse e a aprendizagem dos estudantes nas aulas de Matemática por meio do uso de materiais concretos e com a construção de desenhos (planta baixa), de maquetes e da contextualização por meio da Engenharia Civil. Para isso, realizamos aulas teóricas e práticas referente ao conteúdo e aos objetivos propostos para o desenvolvimento desta pesquisa. Para nossas análises, foram aplicadas para os estudantes, atividades de construção geométricas em escala e atividades extra classe, bem como um questionário a fim de investigar a aceitabilidade desta construção como instrumento de aprendizagem da Matemática. Concluímos que as construções geométricas obtiveram um bom desempenho que proporcionou aos estudantes noções de medidas de comprimentos, de medir área de figuras planas em escala e que foi mais satisfatório a sua utilização para ensinar área de figuras planas. Almejamos também, que está pesquisa possa contribuir de forma reflexiva e ativa na prática pedagógica do aludido cenário para melhorar a aproximação e o desempenho destes estudantes no que tange o estudo da Matemática e dos Materiais Concretos com aplicação na Engenharia Civil. Palavras-chave: Geometria; Escala; Engenharia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.