Este artigo tem como objetivo geral a aprendizagem do aprendiz, sendo os alunos do 9º ano do ensino fundamental II, da rede municipal de ensino, trabalhamos isso em 5 momentos. Utilizando vários métodos para chegar neste processo de aprendizagem. Norteamos esta obra com base em duas teorias: Teoria da aprendizagem significativa e as Situações a-didáticas. Na teoria de Ausubel: “propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais, que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz”, em outras palavras o processo de aprendizagem para o assunto que foi elencado Produtos Notáveis ou Produtos Algébricos, para o estudante tendo como base para o aprendiz utilize os assunto que serviram como ancoragem para o novo conhecimento: Álgebra (Polinômio, fatoração e Equação polinomial) e Geometria (demonstração da soma do quadrado, pela soma da diferença). Na parte das Situações a-didáticas, Brousseau (1996) destaca que uma situação de ensino apropriada é aquela onde a resposta do aluno não seja a que o professor pretende ensinar-lhe. A resposta inicial do aluno estará embasada numa estratégia de base, que é aquela que disponibiliza seus conhecimentos anteriores como ferramenta. Porém, esta estratégia deverá ser insuficiente, sendo rapidamente percebida, pelo próprio aluno, como ineficaz para ajudá-lo a responder a situação proposta. Estas situações foram apresentadas pelos aprendizes no processo de interação para o novo conhecimento. Nisto visamos alguns métodos para ser trabalho na sala de aula, como a interação de jogos, bingos entre outras formas, para que a aprendizagem force aceita favoravelmente pelos aprendizes.