Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS NA DISCIPLINA MATEMÁTICA: UMA DIFICULDADE A MAIS PARA OS ESTUDANTES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL II. Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38441
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1350
    "inscrito_id" => 3615
    "titulo" => "QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS NA DISCIPLINA MATEMÁTICA: UMA DIFICULDADE A MAIS PARA OS ESTUDANTES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo de como os estudantes de algumas turmas do 9º ano das Escolas Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Américo de Almeida - São José de Espinharas-PB e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Monteiro de Oliveira- Passagem-PB se comportam em relação às questões de Matemática de cunho contextualizadas e não contextualizadas. Para isso foram colhidos dados e informações com 34 estudantes através de questionários e atividades de matemática envolvendo a problemática, que foram respondidas individualmente. Sobre as atividades, estas foram divididas em dois modelos: uma envolvendo questões contextualizadas e outras não contextualizadas. Os dados da pesquisa apontam que a maior parte dos estudantes consultados tem maior preferência por questões Matemática do tipo resolva ou calcule, ou seja, questões não contextualizadas. No que diz respeito a esse tipo de questão, foi perceptível também que o tempo utilizado foi inferior ao das contextualizadas. Já, sobre a preferência de questões de Matemática envolvendo outras disciplinas, a maior parte apresentou suas particularidades, voltada à disciplina com a qual se identifica. Constatou-se, ainda, que a maioria concorda com a importância de conhecer a Língua Portuguesa para melhor compreender a disciplina de Matemática. Ademais, a partir desses dados e informações e tomando por base leituras sobre a temática foram discutidas algumas apreciações sobre aspectos relevantes no processo de ensino aprendizagem sobre a percepção, habilidade, disposição, capacidade, preferências, tempo usado de resoluções desses tipos de questões e entre outras, que vem a somar ao debate sobre essa problemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL II."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID3615_10092017143749.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA JEANE DE SOUSA MORAIS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA JEANE"
    "autor_email" => "arnaldo-claudia@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38441
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1350
    "inscrito_id" => 3615
    "titulo" => "QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS NA DISCIPLINA MATEMÁTICA: UMA DIFICULDADE A MAIS PARA OS ESTUDANTES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo de como os estudantes de algumas turmas do 9º ano das Escolas Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Américo de Almeida - São José de Espinharas-PB e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Monteiro de Oliveira- Passagem-PB se comportam em relação às questões de Matemática de cunho contextualizadas e não contextualizadas. Para isso foram colhidos dados e informações com 34 estudantes através de questionários e atividades de matemática envolvendo a problemática, que foram respondidas individualmente. Sobre as atividades, estas foram divididas em dois modelos: uma envolvendo questões contextualizadas e outras não contextualizadas. Os dados da pesquisa apontam que a maior parte dos estudantes consultados tem maior preferência por questões Matemática do tipo resolva ou calcule, ou seja, questões não contextualizadas. No que diz respeito a esse tipo de questão, foi perceptível também que o tempo utilizado foi inferior ao das contextualizadas. Já, sobre a preferência de questões de Matemática envolvendo outras disciplinas, a maior parte apresentou suas particularidades, voltada à disciplina com a qual se identifica. Constatou-se, ainda, que a maioria concorda com a importância de conhecer a Língua Portuguesa para melhor compreender a disciplina de Matemática. Ademais, a partir desses dados e informações e tomando por base leituras sobre a temática foram discutidas algumas apreciações sobre aspectos relevantes no processo de ensino aprendizagem sobre a percepção, habilidade, disposição, capacidade, preferências, tempo usado de resoluções desses tipos de questões e entre outras, que vem a somar ao debate sobre essa problemática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL II."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID3615_10092017143749.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA JEANE DE SOUSA MORAIS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA JEANE"
    "autor_email" => "arnaldo-claudia@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo de como os estudantes de algumas turmas do 9º ano das Escolas Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Américo de Almeida - São José de Espinharas-PB e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Monteiro de Oliveira- Passagem-PB se comportam em relação às questões de Matemática de cunho contextualizadas e não contextualizadas. Para isso foram colhidos dados e informações com 34 estudantes através de questionários e atividades de matemática envolvendo a problemática, que foram respondidas individualmente. Sobre as atividades, estas foram divididas em dois modelos: uma envolvendo questões contextualizadas e outras não contextualizadas. Os dados da pesquisa apontam que a maior parte dos estudantes consultados tem maior preferência por questões Matemática do tipo resolva ou calcule, ou seja, questões não contextualizadas. No que diz respeito a esse tipo de questão, foi perceptível também que o tempo utilizado foi inferior ao das contextualizadas. Já, sobre a preferência de questões de Matemática envolvendo outras disciplinas, a maior parte apresentou suas particularidades, voltada à disciplina com a qual se identifica. Constatou-se, ainda, que a maioria concorda com a importância de conhecer a Língua Portuguesa para melhor compreender a disciplina de Matemática. Ademais, a partir desses dados e informações e tomando por base leituras sobre a temática foram discutidas algumas apreciações sobre aspectos relevantes no processo de ensino aprendizagem sobre a percepção, habilidade, disposição, capacidade, preferências, tempo usado de resoluções desses tipos de questões e entre outras, que vem a somar ao debate sobre essa problemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.