Em um contexto histórico, a matemática quase sempre é considerada, por grande parte
dos alunos, chata e difícil e isso acontece em todos os níveis da educação, quer seja ele da educação
básica (ensino fundamental ou médio) ou educação superior (cursos da área de exatas). Muitas vezes
isso faz com que o índice de reprovação nesta disciplina seja alto, mesmo não sendo o único motivo
para isso, pois existem vários fatores que remetem a essa triste realidade. Apresentaremos aqui um
relato de experiência, resultante do projeto de extensão do tipo “Ações Voluntárias de Extensão”
ligada a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
(UERN) desenvolvido com a parceria do Departamento de Matemática e Estatística (DME) do
Campus Avançado de Patu (RN), cujo título é “A Geometria Euclidiana Plana do Ensino Básico” que
tem por objetivo expor, de forma breve, as atividade desenvolvidas durante todo o projeto, onde as
temáticas abordadas visaram aprofundar os conhecimentos geométricos dos alunos da graduação e dos
professores do ensino básico, para que esses, no amanhã, estejam transmitindo tais conteúdos com
clareza e segurança em suas salas de aula, tendo em vista que parte dos professores do ensino básico
não ministra conteúdos voltados para a geometria por diversos motivos. No entanto, não houve
professores da rede básica inscritos, mas tivemos a participação de alunos do ensino básico. O
material utilizado foi o livro de João Lucas Marques ‘Geometria Plana’ da SBM, sabendo ainda que
foram encontradas algumas dificuldades durante a realização das atividades, que, por outro lado,
contribuíram para a formação profissional de toda a equipe. Com esse curso, notou-se dos
participantes o interesse pelo tema, onde eles puderam aprofundar mais ainda seus conhecimentos
geométricos.