Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO CURSO A GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA NO ENSINO BÁSICO, PARA A COMUNIDADE ESTUDANTIL DA CIDADE DE PATU - RN

Palavra-chaves: MATEMÁTICA., GEOMETRIA PLANA., ENSINO. Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36401
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2475
    "inscrito_id" => 1766
    "titulo" => """
      DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO CURSO A GEOMETRIA EUCLIDIANA\r\n
      PLANA NO ENSINO BÁSICO, PARA A COMUNIDADE ESTUDANTIL DA\r\n
      CIDADE DE PATU - RN
      """
    "resumo" => """
      Em um contexto histórico, a matemática quase sempre é considerada, por grande parte\r\n
      dos alunos, chata e difícil e isso acontece em todos os níveis da educação, quer seja ele da educação\r\n
      básica (ensino fundamental ou médio) ou educação superior (cursos da área de exatas). Muitas vezes\r\n
      isso faz com que o índice de reprovação nesta disciplina seja alto, mesmo não sendo o único motivo\r\n
      para isso, pois existem vários fatores que remetem a essa triste realidade. Apresentaremos aqui um\r\n
      relato de experiência, resultante do projeto de extensão do tipo “Ações Voluntárias de Extensão”\r\n
      ligada a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte\r\n
      (UERN) desenvolvido com a parceria do Departamento de Matemática e Estatística (DME) do\r\n
      Campus Avançado de Patu (RN), cujo título é “A Geometria Euclidiana Plana do Ensino Básico” que\r\n
      tem por objetivo expor, de forma breve, as atividade desenvolvidas durante todo o projeto, onde as\r\n
      temáticas abordadas visaram aprofundar os conhecimentos geométricos dos alunos da graduação e dos\r\n
      professores do ensino básico, para que esses, no amanhã, estejam transmitindo tais conteúdos com\r\n
      clareza e segurança em suas salas de aula, tendo em vista que parte dos professores do ensino básico\r\n
      não ministra conteúdos voltados para a geometria por diversos motivos. No entanto, não houve\r\n
      professores da rede básica inscritos, mas tivemos a participação de alunos do ensino básico. O\r\n
      material utilizado foi o livro de João Lucas Marques ‘Geometria Plana’ da SBM, sabendo ainda que\r\n
      foram encontradas algumas dificuldades durante a realização das atividades, que, por outro lado,\r\n
      contribuíram para a formação profissional de toda a equipe. Com esse curso, notou-se dos\r\n
      participantes o interesse pelo tema, onde eles puderam aprofundar mais ainda seus conhecimentos\r\n
      geométricos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA., GEOMETRIA PLANA., ENSINO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1766_11092017235356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYONARA PAIVA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SAYONARA PAIVA"
    "autor_email" => "sayonarapaiva18@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36401
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2475
    "inscrito_id" => 1766
    "titulo" => """
      DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO CURSO A GEOMETRIA EUCLIDIANA\r\n
      PLANA NO ENSINO BÁSICO, PARA A COMUNIDADE ESTUDANTIL DA\r\n
      CIDADE DE PATU - RN
      """
    "resumo" => """
      Em um contexto histórico, a matemática quase sempre é considerada, por grande parte\r\n
      dos alunos, chata e difícil e isso acontece em todos os níveis da educação, quer seja ele da educação\r\n
      básica (ensino fundamental ou médio) ou educação superior (cursos da área de exatas). Muitas vezes\r\n
      isso faz com que o índice de reprovação nesta disciplina seja alto, mesmo não sendo o único motivo\r\n
      para isso, pois existem vários fatores que remetem a essa triste realidade. Apresentaremos aqui um\r\n
      relato de experiência, resultante do projeto de extensão do tipo “Ações Voluntárias de Extensão”\r\n
      ligada a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte\r\n
      (UERN) desenvolvido com a parceria do Departamento de Matemática e Estatística (DME) do\r\n
      Campus Avançado de Patu (RN), cujo título é “A Geometria Euclidiana Plana do Ensino Básico” que\r\n
      tem por objetivo expor, de forma breve, as atividade desenvolvidas durante todo o projeto, onde as\r\n
      temáticas abordadas visaram aprofundar os conhecimentos geométricos dos alunos da graduação e dos\r\n
      professores do ensino básico, para que esses, no amanhã, estejam transmitindo tais conteúdos com\r\n
      clareza e segurança em suas salas de aula, tendo em vista que parte dos professores do ensino básico\r\n
      não ministra conteúdos voltados para a geometria por diversos motivos. No entanto, não houve\r\n
      professores da rede básica inscritos, mas tivemos a participação de alunos do ensino básico. O\r\n
      material utilizado foi o livro de João Lucas Marques ‘Geometria Plana’ da SBM, sabendo ainda que\r\n
      foram encontradas algumas dificuldades durante a realização das atividades, que, por outro lado,\r\n
      contribuíram para a formação profissional de toda a equipe. Com esse curso, notou-se dos\r\n
      participantes o interesse pelo tema, onde eles puderam aprofundar mais ainda seus conhecimentos\r\n
      geométricos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MATEMÁTICA., GEOMETRIA PLANA., ENSINO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1766_11092017235356.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAYONARA PAIVA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SAYONARA PAIVA"
    "autor_email" => "sayonarapaiva18@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Em um contexto histórico, a matemática quase sempre é considerada, por grande parte dos alunos, chata e difícil e isso acontece em todos os níveis da educação, quer seja ele da educação básica (ensino fundamental ou médio) ou educação superior (cursos da área de exatas). Muitas vezes isso faz com que o índice de reprovação nesta disciplina seja alto, mesmo não sendo o único motivo para isso, pois existem vários fatores que remetem a essa triste realidade. Apresentaremos aqui um relato de experiência, resultante do projeto de extensão do tipo “Ações Voluntárias de Extensão” ligada a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desenvolvido com a parceria do Departamento de Matemática e Estatística (DME) do Campus Avançado de Patu (RN), cujo título é “A Geometria Euclidiana Plana do Ensino Básico” que tem por objetivo expor, de forma breve, as atividade desenvolvidas durante todo o projeto, onde as temáticas abordadas visaram aprofundar os conhecimentos geométricos dos alunos da graduação e dos professores do ensino básico, para que esses, no amanhã, estejam transmitindo tais conteúdos com clareza e segurança em suas salas de aula, tendo em vista que parte dos professores do ensino básico não ministra conteúdos voltados para a geometria por diversos motivos. No entanto, não houve professores da rede básica inscritos, mas tivemos a participação de alunos do ensino básico. O material utilizado foi o livro de João Lucas Marques ‘Geometria Plana’ da SBM, sabendo ainda que foram encontradas algumas dificuldades durante a realização das atividades, que, por outro lado, contribuíram para a formação profissional de toda a equipe. Com esse curso, notou-se dos participantes o interesse pelo tema, onde eles puderam aprofundar mais ainda seus conhecimentos geométricos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.