“MATEMÁTICA COM FACILIDADE” - USO DE TIC’S NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO MUNICIPIO DE PARELHAS - RN
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38924 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4904 "inscrito_id" => 677 "titulo" => "“MATEMÁTICA COM FACILIDADE” - USO DE TIC’S NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO MUNICIPIO DE PARELHAS - RN" "resumo" => "Muitos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, surgem e evoluem a cada momento, tornando obsoletos alguns recursos didáticos em sala de aula e interferindo também o uso e desuso dos mesmos. As tecnologias se apresentam com mais velocidade, capacidade e recursos de operações o que reflete na necessidade de a educação acompanhar tal processo, inserindo alunos e sociedade nesse espaço (LIMA et al., 2015).Apesar da importância associada à Matemática, esta é considerada uma disciplina de difícil aprendizagem. Nas aulas pouco se utilizam as mídias digitais e, quando isso é feito, frequentemente as práticas didáticas seguem os moldes tradicionais. Mudam os recursos para a educação, mas as concepções dos professores não se modificam. A apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino da matemática contribui para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, para a inserção do jovem na sociedade tecnológica e, também, oferece ferramentas interdisciplinares entre as diferentes áreas de conhecimento Mais importante que se criar um ambiente educacional inserido em mídias, é utilizar de forma adequada tais ferramentas possibilitando e disponibilizando assim importantes recursos aos docentes que atuam no ensino básico, mudando talvez o foco do modo de ensinar e aprender.A utilização do canal YouTube como instrumento com potencial interativo, pode e deve ser usado pelos professores para fortalecer os ecossistemas comunicativos, proposto como “um ideal de relações, construído coletivamente em um dado espaço, em decorrência de uma decisão estratégica de favorecer o diálogo social, levando em conta, inclusive, as potencialidades dos meios de comunicação e de suas tecnologias. O projeto de extensão “Matemática Com Facilidade” tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem de Matemática no município de Parelhas - RN desenvolvendo ações que fomentem o estudo dos conceitos matemáticos e estimulem o raciocínio lógico-matemático do aluno. Dessa forma, vamos promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas de Parelhas/RN, fornecendo novas oportunidades de aprendizado, preparando alunos para o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, bem como identificando novos talentos, utilizando como principal ferramenta a utilização do canal YouTube." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, YOU TUBE, MATEMÁTICA BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID677_17102017133448.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE MARTINS GOMES" "autor_nome_curto" => "GEORGE M GOMES" "autor_email" => "georgemg007@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38924 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4904 "inscrito_id" => 677 "titulo" => "“MATEMÁTICA COM FACILIDADE” - USO DE TIC’S NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO MUNICIPIO DE PARELHAS - RN" "resumo" => "Muitos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, surgem e evoluem a cada momento, tornando obsoletos alguns recursos didáticos em sala de aula e interferindo também o uso e desuso dos mesmos. As tecnologias se apresentam com mais velocidade, capacidade e recursos de operações o que reflete na necessidade de a educação acompanhar tal processo, inserindo alunos e sociedade nesse espaço (LIMA et al., 2015).Apesar da importância associada à Matemática, esta é considerada uma disciplina de difícil aprendizagem. Nas aulas pouco se utilizam as mídias digitais e, quando isso é feito, frequentemente as práticas didáticas seguem os moldes tradicionais. Mudam os recursos para a educação, mas as concepções dos professores não se modificam. A apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino da matemática contribui para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, para a inserção do jovem na sociedade tecnológica e, também, oferece ferramentas interdisciplinares entre as diferentes áreas de conhecimento Mais importante que se criar um ambiente educacional inserido em mídias, é utilizar de forma adequada tais ferramentas possibilitando e disponibilizando assim importantes recursos aos docentes que atuam no ensino básico, mudando talvez o foco do modo de ensinar e aprender.A utilização do canal YouTube como instrumento com potencial interativo, pode e deve ser usado pelos professores para fortalecer os ecossistemas comunicativos, proposto como “um ideal de relações, construído coletivamente em um dado espaço, em decorrência de uma decisão estratégica de favorecer o diálogo social, levando em conta, inclusive, as potencialidades dos meios de comunicação e de suas tecnologias. O projeto de extensão “Matemática Com Facilidade” tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem de Matemática no município de Parelhas - RN desenvolvendo ações que fomentem o estudo dos conceitos matemáticos e estimulem o raciocínio lógico-matemático do aluno. Dessa forma, vamos promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas de Parelhas/RN, fornecendo novas oportunidades de aprendizado, preparando alunos para o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, bem como identificando novos talentos, utilizando como principal ferramenta a utilização do canal YouTube." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, YOU TUBE, MATEMÁTICA BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID677_17102017133448.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGE MARTINS GOMES" "autor_nome_curto" => "GEORGE M GOMES" "autor_email" => "georgemg007@hotmail.com" "autor_ies" => "IFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }