GOMES, George Martins et al.. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/38924>. Acesso em: 22/11/2024 05:59
Muitos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, surgem e evoluem a cada momento, tornando obsoletos alguns recursos didáticos em sala de aula e interferindo também o uso e desuso dos mesmos. As tecnologias se apresentam com mais velocidade, capacidade e recursos de operações o que reflete na necessidade de a educação acompanhar tal processo, inserindo alunos e sociedade nesse espaço (LIMA et al., 2015).Apesar da importância associada à Matemática, esta é considerada uma disciplina de difícil aprendizagem. Nas aulas pouco se utilizam as mídias digitais e, quando isso é feito, frequentemente as práticas didáticas seguem os moldes tradicionais. Mudam os recursos para a educação, mas as concepções dos professores não se modificam. A apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino da matemática contribui para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, para a inserção do jovem na sociedade tecnológica e, também, oferece ferramentas interdisciplinares entre as diferentes áreas de conhecimento Mais importante que se criar um ambiente educacional inserido em mídias, é utilizar de forma adequada tais ferramentas possibilitando e disponibilizando assim importantes recursos aos docentes que atuam no ensino básico, mudando talvez o foco do modo de ensinar e aprender.A utilização do canal YouTube como instrumento com potencial interativo, pode e deve ser usado pelos professores para fortalecer os ecossistemas comunicativos, proposto como “um ideal de relações, construído coletivamente em um dado espaço, em decorrência de uma decisão estratégica de favorecer o diálogo social, levando em conta, inclusive, as potencialidades dos meios de comunicação e de suas tecnologias. O projeto de extensão “Matemática Com Facilidade” tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem de Matemática no município de Parelhas - RN desenvolvendo ações que fomentem o estudo dos conceitos matemáticos e estimulem o raciocínio lógico-matemático do aluno. Dessa forma, vamos promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas de Parelhas/RN, fornecendo novas oportunidades de aprendizado, preparando alunos para o ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, bem como identificando novos talentos, utilizando como principal ferramenta a utilização do canal YouTube.