A leitura expressa um grande passo para o homem em busca do conhecimento, dando-lhe a capacidade de refletir e opinar sobre diversos aspectos. Mas a falta de hábito de leitura vem causando grandes dificuldades para o aprendizado do aluno, desde as primeiras séries do ensino fundamental até a universidade, mesmo acentuando-se o discurso de que os alunos devem ler para se tornarem cidadãos críticos e reflexivos. Refletir sobre a dimensão da importância da leitura no com texto acadêmico nos conduz a uma análise de conceitos e objetivos que sevem de referências para o agir, considerando que a leitura é essencial para o aprendizado do aluno, e consequentemente, tem implicações na formação acadêmica e no seu desempenho como futuro profissional. Com essa pesquisa, analisamos o comportamento de leitura dos alunos de 1° Semestre de Letras da Universidade Regional do Cariri- URCA, Campos Missão Velha. Para tal pretendemos (1) Identificar a pratica de leitura na vida acadêmica; (2) Identificar as leituras comuns no meio universitário; (3) Verificar os critérios estabelecidos na escolha de textos utilizados para a leitura; (4) Conhecer o tempo destinado à leitura. Esta pesquisa se constitui em um estudo de caso interpretativo (Cajueiro, 2013). Utilizamos para a coleta de dados um questionário que foram aplicados a 25 alunos do semestre noturno, totalizando 100% dos sujeitos pesquisados. Para a Análise dos resultados, utilizamos a análise de conteúdo. Os dados nesta pesquisa indicam que os alunos ingressam na universidade com desempenho de leitura apenas para sua formação e não como uma ferramenta de conhecimentos inesgotáveis para as áreas da sua dentro e fora universidade. A formação de leitores conscientes da importância desse ato vem de um conjunto de fatores internos e externos. A família tem papel fundamental nesse processo de formação de bons leitores, pois ela é responsável de inserir desde cedo o hábito da leitura como diversão e não obrigação. O papel da família nos primeiros passos desse processo faz com que esses futuros leitores cheguem a escola sabendo que a leitura é algo que vem somar conhecimento e não um meio para conseguir passar de ano. A escola é o segundo pilar para a formação de bons leitores, pois não podemos negar que os alunos passam grande parte de sua vida em contato com a escola. E essa exerce papel de muita importância nessa formação. Assim constatamos que não há uma busca de leitura apenas por prazer ou diversão e sim para uma finalidade, como a busca de conhecimento gerais, por exemplo. A mesma deve ser antecedida de outras leituras, mais abrangentes e não aquela vista somente em apostilas, restrita as didáticas de curso universitário.