Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEFICIÊNCIA LEITORA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LETRAS DO ENSINO SUPERIOR.

Palavra-chaves: HÁBITO DE LEITURA, ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO ACADÊMICA Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36381
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 2603
    "titulo" => "DEFICIÊNCIA LEITORA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LETRAS DO ENSINO SUPERIOR."
    "resumo" => "A leitura expressa um grande passo para o homem em busca do conhecimento, dando-lhe a capacidade de refletir e opinar sobre diversos aspectos. Mas a falta de hábito de leitura vem causando grandes dificuldades para o aprendizado do aluno, desde as primeiras séries do ensino fundamental até a universidade, mesmo acentuando-se o discurso de que os alunos devem ler para se tornarem cidadãos críticos e reflexivos. Refletir sobre a dimensão da importância da leitura no com texto acadêmico nos conduz a uma análise de conceitos e objetivos que sevem de referências para o agir, considerando que a leitura é essencial para o aprendizado do aluno, e consequentemente, tem implicações na formação acadêmica e no seu desempenho como futuro profissional. Com essa pesquisa, analisamos o comportamento de leitura dos alunos de 1° Semestre de Letras da Universidade Regional do Cariri- URCA, Campos Missão Velha. Para tal pretendemos (1) Identificar a pratica de leitura na vida acadêmica; (2) Identificar as leituras comuns no meio universitário; (3) Verificar os critérios estabelecidos na escolha de textos utilizados para a leitura; (4) Conhecer o tempo destinado à leitura. Esta pesquisa se constitui em um estudo de caso interpretativo (Cajueiro, 2013). Utilizamos para a coleta de dados um questionário que foram aplicados a 25 alunos do semestre noturno, totalizando 100% dos sujeitos pesquisados. Para a Análise dos resultados, utilizamos a análise de conteúdo. Os dados nesta pesquisa indicam que os alunos ingressam na universidade com desempenho de leitura apenas para sua formação e não como uma ferramenta de conhecimentos inesgotáveis para as áreas da sua dentro e fora universidade. A formação de leitores conscientes da importância desse ato vem de um conjunto de fatores internos e externos. A família tem papel fundamental nesse processo de formação de bons leitores, pois ela é responsável de inserir desde cedo o hábito da leitura como diversão e não obrigação. O papel da família nos primeiros passos desse processo faz com que esses futuros leitores cheguem a escola sabendo que a leitura é algo que vem somar conhecimento e não um meio para conseguir passar de ano. A escola é o segundo pilar para a formação de bons leitores, pois não podemos negar que os alunos passam grande parte de sua vida em contato com a escola. E essa exerce papel de muita importância nessa formação. Assim constatamos que não há uma busca de leitura apenas por prazer ou diversão e sim para uma finalidade, como a busca de conhecimento gerais, por exemplo. A mesma deve ser antecedida de outras leituras, mais abrangentes e não aquela vista somente em apostilas, restrita as didáticas de curso universitário."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "HÁBITO DE LEITURA, ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO ACADÊMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID2603_13062017203218.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PRISCILA DOS SANTOS MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PRISCILA"
    "autor_email" => "ana06morehra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36381
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 2603
    "titulo" => "DEFICIÊNCIA LEITORA DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE LETRAS DO ENSINO SUPERIOR."
    "resumo" => "A leitura expressa um grande passo para o homem em busca do conhecimento, dando-lhe a capacidade de refletir e opinar sobre diversos aspectos. Mas a falta de hábito de leitura vem causando grandes dificuldades para o aprendizado do aluno, desde as primeiras séries do ensino fundamental até a universidade, mesmo acentuando-se o discurso de que os alunos devem ler para se tornarem cidadãos críticos e reflexivos. Refletir sobre a dimensão da importância da leitura no com texto acadêmico nos conduz a uma análise de conceitos e objetivos que sevem de referências para o agir, considerando que a leitura é essencial para o aprendizado do aluno, e consequentemente, tem implicações na formação acadêmica e no seu desempenho como futuro profissional. Com essa pesquisa, analisamos o comportamento de leitura dos alunos de 1° Semestre de Letras da Universidade Regional do Cariri- URCA, Campos Missão Velha. Para tal pretendemos (1) Identificar a pratica de leitura na vida acadêmica; (2) Identificar as leituras comuns no meio universitário; (3) Verificar os critérios estabelecidos na escolha de textos utilizados para a leitura; (4) Conhecer o tempo destinado à leitura. Esta pesquisa se constitui em um estudo de caso interpretativo (Cajueiro, 2013). Utilizamos para a coleta de dados um questionário que foram aplicados a 25 alunos do semestre noturno, totalizando 100% dos sujeitos pesquisados. Para a Análise dos resultados, utilizamos a análise de conteúdo. Os dados nesta pesquisa indicam que os alunos ingressam na universidade com desempenho de leitura apenas para sua formação e não como uma ferramenta de conhecimentos inesgotáveis para as áreas da sua dentro e fora universidade. A formação de leitores conscientes da importância desse ato vem de um conjunto de fatores internos e externos. A família tem papel fundamental nesse processo de formação de bons leitores, pois ela é responsável de inserir desde cedo o hábito da leitura como diversão e não obrigação. O papel da família nos primeiros passos desse processo faz com que esses futuros leitores cheguem a escola sabendo que a leitura é algo que vem somar conhecimento e não um meio para conseguir passar de ano. A escola é o segundo pilar para a formação de bons leitores, pois não podemos negar que os alunos passam grande parte de sua vida em contato com a escola. E essa exerce papel de muita importância nessa formação. Assim constatamos que não há uma busca de leitura apenas por prazer ou diversão e sim para uma finalidade, como a busca de conhecimento gerais, por exemplo. A mesma deve ser antecedida de outras leituras, mais abrangentes e não aquela vista somente em apostilas, restrita as didáticas de curso universitário."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "HÁBITO DE LEITURA, ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO ACADÊMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID2603_13062017203218.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PRISCILA DOS SANTOS MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANA PRISCILA"
    "autor_email" => "ana06morehra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A leitura expressa um grande passo para o homem em busca do conhecimento, dando-lhe a capacidade de refletir e opinar sobre diversos aspectos. Mas a falta de hábito de leitura vem causando grandes dificuldades para o aprendizado do aluno, desde as primeiras séries do ensino fundamental até a universidade, mesmo acentuando-se o discurso de que os alunos devem ler para se tornarem cidadãos críticos e reflexivos. Refletir sobre a dimensão da importância da leitura no com texto acadêmico nos conduz a uma análise de conceitos e objetivos que sevem de referências para o agir, considerando que a leitura é essencial para o aprendizado do aluno, e consequentemente, tem implicações na formação acadêmica e no seu desempenho como futuro profissional. Com essa pesquisa, analisamos o comportamento de leitura dos alunos de 1° Semestre de Letras da Universidade Regional do Cariri- URCA, Campos Missão Velha. Para tal pretendemos (1) Identificar a pratica de leitura na vida acadêmica; (2) Identificar as leituras comuns no meio universitário; (3) Verificar os critérios estabelecidos na escolha de textos utilizados para a leitura; (4) Conhecer o tempo destinado à leitura. Esta pesquisa se constitui em um estudo de caso interpretativo (Cajueiro, 2013). Utilizamos para a coleta de dados um questionário que foram aplicados a 25 alunos do semestre noturno, totalizando 100% dos sujeitos pesquisados. Para a Análise dos resultados, utilizamos a análise de conteúdo. Os dados nesta pesquisa indicam que os alunos ingressam na universidade com desempenho de leitura apenas para sua formação e não como uma ferramenta de conhecimentos inesgotáveis para as áreas da sua dentro e fora universidade. A formação de leitores conscientes da importância desse ato vem de um conjunto de fatores internos e externos. A família tem papel fundamental nesse processo de formação de bons leitores, pois ela é responsável de inserir desde cedo o hábito da leitura como diversão e não obrigação. O papel da família nos primeiros passos desse processo faz com que esses futuros leitores cheguem a escola sabendo que a leitura é algo que vem somar conhecimento e não um meio para conseguir passar de ano. A escola é o segundo pilar para a formação de bons leitores, pois não podemos negar que os alunos passam grande parte de sua vida em contato com a escola. E essa exerce papel de muita importância nessa formação. Assim constatamos que não há uma busca de leitura apenas por prazer ou diversão e sim para uma finalidade, como a busca de conhecimento gerais, por exemplo. A mesma deve ser antecedida de outras leituras, mais abrangentes e não aquela vista somente em apostilas, restrita as didáticas de curso universitário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.