A formação de professores se encontra no rol das discussões acadêmicas mais eminentes nos últimos anos, devido ao seu papel estratégico no desenvolvimento das nações, ao esvaziamento dos cursos de licenciatura e desvalorização da profissão . No sentido de reverter o cenário descrito, toma destaque o Programa de Iniciação à Docência - PIBID, criado em 2007 com intento de incentivar o magistério e aprimorar a formação docente para o ensino básico, destinando bolsas para alunos da licenciatura a exercerem acompanhamento em sala de aula gerando uma maior aproximação entre universidades e escolas. Destarte, o artigo tem como objetivo apresentar o posicionamento dos bolsistas, que estão alocados em uma das três escolas estaduais credenciadas no PIBID Geografia/UFMA em São Luís- MA, explorando suas motivações, dificuldades, convivência e influência sobre a visão do exercício da docência a partir do programa na formação dos licenciandos do Curso de Geografia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo para observação e aplicação de questionários. Como resultados, obteve-se que, o PIBID, da área de Geografia/UFMA data do ano de 2010 até o atual momento e se destaca como o segundo maior programa da instituição. A partir da perspectiva dos alunos bolsistas, pode-se perceber a importância e influencia do programa em três aspectos: na formação acadêmica - no sentido de fortalecimento e antecipação de experiências da prática, na construção da identidade profissional - reformulação do papel do professor na sala de aula e para a sociedade, e no conhecimento da realidade escolar - contato com alunos e ambiente escolar. O programa tem atendido as necessidades dos participantes e motivado como um caminho possível na docência com espaços para além das críticas, fazeres e dificuldades apresentadas nas relações pessoais entre os atores e no aparato físico disponibilizado.