Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MATERIAIS CONCRETOS NA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES DOS DIFERENTES MODELOS DO SISTEMA SOLAR

Palavra-chaves: MAQUETES, ASTRONOMIA, SISTEMA SOLAR Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho relata experiência de uma atividade desenvolvida por dois alunos do curso de Licenciatura em Física do IFPI - Campus Teresina Central. A atividade foi desenvolvida entre fevereiro e abril de 2017, constituindo-se num projeto interdisciplinar voltado para o ensino fundamental, objetivando facilitar ao aluno, o conhecimento das caraterísticas e evoluções históricas do Sistema Solar, primando pela participação do mesmo, na construção desses conhecimentos. Foram utilizados materiais concretos como metodologia alternativa nas aulas, com alunos das últimas séries do ensino fundamental da Escola Municipal Levy Carvalho, na cidade de José de Freitas/PI, com a finalidade de observar se isto pode facilitar o processo de aprendizagem e ao mesmo tempo engajar a professores e alunos nesta tarefa tão importante para a compreensão de nosso universo. Julga-se, portanto, como importância fundamental, que as escolas possam empregar metodologias de ensino diversificadas de forma a facilitar a aprendizagem dos alunos, deixando de focar apenas nos métodos tradicionais, fazendo da sala de aula um ambiente onde aluno e professor juntos, possam contribuir no processo de troca e desenvolvimento do conhecimento. A aplicação do projeto se fez em etapas, partindo desde o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em torno da temática a ser trabalhada, Terra e Universo, à apresentação de vídeos e imagens dos diferentes modelos de sistema solar aos alunos, segundo as teorias estabelecidas por diferentes teóricos da história do Universo, a construção das maquetes pelos alunos e o processo de culminância do projeto desenvolvido a toda a comunidade escolar. Os resultados obtidos com a aplicação do projeto permitiu-nos fazer com que os discentes tivessem um aproveitamento melhor dos assuntos abordados durante o projeto, assim como ficar mais motivados em participar das aulas e estreitar a relação entre professor e aluno, na construção do conhecimento.

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