O trabalho se trata de um relato de experiência de uma professora que atua no primeiro segmento do ensino fundamental em uma escola pública tradicional do Rio de Janeiro.
Todo o processo "civilizatório" brasileiro deu-se de uma forma bem específica através da colonização européia lusitana. Logo, o sujeito brasileiro, miscigenado, desenvolveu-se de maneira peculiar com relação às outras ex-colônias. Assim, ao tratarmos da instituição escolar e da educação brasileira, precisamos levar em conta essas peculiaridades.
Uma das questões mais importantes da educação na atualidade sãos as questões das relações étnico-raciais e o fato de precisarmos ainda nos dedicarmos muito a elas e ao currículo a fim de podermos afirmar que temos uma relação de "igualdade" racial.
A experiência relatada foi desenvolvida em aulas de Língua Portuguesa com o texto sobre Oxumaré, mito importante da cosmologia Africana. A proposta era de ofertar aos alunos outros tipos de histórias e lendas, para que as crianças tivessem contato com novas estéticas e abordagens de mundo. É importante ressaltar o quanto é essencial para as crianças, mesmo as mais novas, terem contato com outras matrizes do povo brasileiro para que elas possam aprender a lidar com as diferenças, naturalizá-las e, acima de tudo, respeitá-las.