O presente trabalho buscou apresentar que os alunos de licenciatura ao se matricularem na disciplina de estágio supervisionado, experimentam e vivenciam situações antagônicas, da problemática existente entre o que é aprendido na graduação e o que se é ensinado na sala de aula por alunos recém-formados e/ou que ainda estão no processo de formação. Para García (1999, p. 26), a formação de professores é a área de conhecimentos, investigação e de propostas teóricas e práticas que, exploram os processos de ensino-aprendizagem dos discentes – em exercício – dos quais adquirem ou melhoram suas habilidades e competências lhes permitindo intervir profissionalmente no desenvolvimento do seu ensino, priorizando os meios didáticos pertinentes para melhoria da qualidade na absorção de conteúdo pelo alunado. O respectivo trabalho adotou como metodologia para o desenvolvimento do estudo, o método exploratório por meio de discentes em formação e a abordagem qualitativa pela possibilidade de explorar o caráter subjetivo do objeto e suas particularidades e experiências individuais. Como base teórica utilizou-se da análise SWOT adaptada para o respectivo contexto. Desse modo, o referente trabalho traz contribuições relevantes por meio da apresentação dos resultados e discussões encontrados, favorecendo para reflexão de novos meios na formação desses profissionais. Entretanto, a principal contribuição reside no fato de que os resultados ora apresentados sinalizam para os acadêmicos em geral, os desafios dos egressos em licenciaturas ao serem inseridos num campo de extrema importância – a educação.