Este artigo surge a partir da curiosidade do autor, em querer compreender melhor a dificuldade e o desinteresse pela escrita entre os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Desse modo, este trabalho investiga se a fábula é um instrumento importante de incentivo facilitador na prática da produção textual para o planejamento pedagógico nas aulas de Língua Portuguesa. Gênero esse que apresenta uma estrutura curta, dinâmico de linguagem simples e com carácter unanimado; gerando reflexões, discussões, contribuindo para que o aluno venha a ter uma postura e visão crítica a cada moral que se é deixada na narrativa. Somando não apenas na formação como um leitor, mas, sobretudo, tornando-o consciente do seu espaço dentro da sociedade. Assim, essas narrativas serão um grande aliado entre o professor e aluno na melhoria do processo de ensino aprendizagem, tendo em vista à ampliação de uma prática eficiente que permitirá um avanço na produção textual em classe.
Diante desses conceitos, para análise dos conhecimentos prévios, dezenove alunos desses anos finais da Escola Municipal Dom Mota, localizada na cidade de Nazaré da Mata no estado de Pernambuco foram submetidos a um questionário de cunho quantitativo e qualitativo. Percebendo certa limitação na abordagem sobre o tema, sendo necessária uma ampliação em torno da temática. Os resultados esperados darão margens a pesquisas futuras que serão tecidas por meio de um projeto de intervenção pedagógica, contemplando sequências didáticas, paródias e apresentações teatrais.
Para tanto, essa pesquisa fundamentou-se nos estudos de: LIMA e ROSA (2012), SANTOS e CARNEIRO (2013), MENON (2013), SANTANA (2016) e ente outros.
Palavras-Chaves: Fábulas, leitura e produção textual.