O presente trabalho vincula-se a linha de pesquisa Instituições Educativas, Currículo, Formação e Trabalho Docente, do grupo de pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. A pesquisa versa sobre a ação do coordenador pedagógico sob o foco do currículo escolar. Objetivando discutir as relações que ocorrem entre a sua atuação e a mediação com os currículos no interior da escola. Para tanto, a metodologia utilizada é de caráter qualitativo, cuja abordagem nos possibilita considerar o contexto social, histórico e cultural do fenômeno em estudo. Através da pesquisa bibliográfica adotamos como aporte teórico: os estudos de Young (2013), Arroyo (2011), Libâneo (2004), Placco et. al (2012); Domingues (2014), entre outros. Por meio da analise documental, apresentamos à experiência do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, com foco especial, na sala ambiente: Currículo, Cultura e Conhecimento Escolar. Como resultado, o estudo revela que o currículo, importante elemento da cultura escolar é, sobretudo, um instrumento politico, social e ideológico que precisa ser ressignificado para a efetivação da democracia e da justiça social na escola. Para tal, cabe ao coordenador pedagógico, como agente que articula e integra a organização pedagógica na escola, promover o debate sobre as definições curriculares e avaliar seus impactos na prática escolar. Por fim, chamamos atenção para a necessidade de uma formação que possibilite a este profissional, aprofundar sua compreensão e atuação frente ao currículo, como forma de trazer qualidade à aprendizagem dos alunos e de potencializar o papel da escola de humanização dos indivíduos.