Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE A RUA E A ESCOLA: A CONSTRUÇÃO DA TRAVESTI DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR EM COLINAS-MA

Palavra-chaves: TRAVESTI, ESCOLA, DIGNIDADE Pôster (PO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36785
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4612
    "inscrito_id" => 7820
    "titulo" => "ENTRE A RUA E A ESCOLA: A CONSTRUÇÃO DA TRAVESTI DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR EM COLINAS-MA"
    "resumo" => "Este trabalho integra uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é analisar as questões referentes à construção da identidade travesti dentro do ambiente escolar, observando essa construção sob a ótica discente e docente. Esse questionamento é realizado mediante uma breve contextualização do corpo travesti construído a partir das normas heteronormativas que impõem os limites do que é considerado como normal ou anormal. Analisar-se-á também como essa heterossexualidade compulsória passa a criar um ambiente de transfobia e outras violências que influenciam diretamente na vivencia desses corpos travestis dentro do ambiente escolar assim como em qualquer outro meio social. Esse corpo é constantemente impossibilitado de frequentar os meios sociais institucionalizados e são diariamente jogados nas esquinas das ruas para assumir a prostituição como a única forma de emprego possível para elas. Dessa forma, se utilizara a etnografia para mapear as vivencias de algumas personagens, espacialmente localizadas na cidade de Colinas-MA. Metodologicamente, objetiva-se a partir de um estudo descritivo e embasado em uma revisão bibliográfica, verificar e conhecer melhor o estilo de vida das personagens selecionadas. A pesquisa se utilizará do método etnográfico, utilizando para isso o ambiente natural das personagens como fonte de dados, utilizando como pressuposto, o entendimento de que o comportamento das personagens é influenciado por contexto e entender esse enquanto referencial no qual esses indivíduos interpretam pensamentos, sentimentos e emoções."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "TRAVESTI, ESCOLA, DIGNIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA7_ID7820_16102017230900.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL GOMES DA SILVA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL GOMES"
    "autor_email" => "rafaelgomezcarneiro@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36785
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4612
    "inscrito_id" => 7820
    "titulo" => "ENTRE A RUA E A ESCOLA: A CONSTRUÇÃO DA TRAVESTI DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR EM COLINAS-MA"
    "resumo" => "Este trabalho integra uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é analisar as questões referentes à construção da identidade travesti dentro do ambiente escolar, observando essa construção sob a ótica discente e docente. Esse questionamento é realizado mediante uma breve contextualização do corpo travesti construído a partir das normas heteronormativas que impõem os limites do que é considerado como normal ou anormal. Analisar-se-á também como essa heterossexualidade compulsória passa a criar um ambiente de transfobia e outras violências que influenciam diretamente na vivencia desses corpos travestis dentro do ambiente escolar assim como em qualquer outro meio social. Esse corpo é constantemente impossibilitado de frequentar os meios sociais institucionalizados e são diariamente jogados nas esquinas das ruas para assumir a prostituição como a única forma de emprego possível para elas. Dessa forma, se utilizara a etnografia para mapear as vivencias de algumas personagens, espacialmente localizadas na cidade de Colinas-MA. Metodologicamente, objetiva-se a partir de um estudo descritivo e embasado em uma revisão bibliográfica, verificar e conhecer melhor o estilo de vida das personagens selecionadas. A pesquisa se utilizará do método etnográfico, utilizando para isso o ambiente natural das personagens como fonte de dados, utilizando como pressuposto, o entendimento de que o comportamento das personagens é influenciado por contexto e entender esse enquanto referencial no qual esses indivíduos interpretam pensamentos, sentimentos e emoções."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "TRAVESTI, ESCOLA, DIGNIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA7_ID7820_16102017230900.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL GOMES DA SILVA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL GOMES"
    "autor_email" => "rafaelgomezcarneiro@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho integra uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é analisar as questões referentes à construção da identidade travesti dentro do ambiente escolar, observando essa construção sob a ótica discente e docente. Esse questionamento é realizado mediante uma breve contextualização do corpo travesti construído a partir das normas heteronormativas que impõem os limites do que é considerado como normal ou anormal. Analisar-se-á também como essa heterossexualidade compulsória passa a criar um ambiente de transfobia e outras violências que influenciam diretamente na vivencia desses corpos travestis dentro do ambiente escolar assim como em qualquer outro meio social. Esse corpo é constantemente impossibilitado de frequentar os meios sociais institucionalizados e são diariamente jogados nas esquinas das ruas para assumir a prostituição como a única forma de emprego possível para elas. Dessa forma, se utilizara a etnografia para mapear as vivencias de algumas personagens, espacialmente localizadas na cidade de Colinas-MA. Metodologicamente, objetiva-se a partir de um estudo descritivo e embasado em uma revisão bibliográfica, verificar e conhecer melhor o estilo de vida das personagens selecionadas. A pesquisa se utilizará do método etnográfico, utilizando para isso o ambiente natural das personagens como fonte de dados, utilizando como pressuposto, o entendimento de que o comportamento das personagens é influenciado por contexto e entender esse enquanto referencial no qual esses indivíduos interpretam pensamentos, sentimentos e emoções.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.