EMPODERAMENTO DE UMA PRINCESA: UMA ABORGADEM DE GÊNERO DO FILME MULAN
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36712 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4294 "inscrito_id" => 10130 "titulo" => "EMPODERAMENTO DE UMA PRINCESA: UMA ABORGADEM DE GÊNERO DO FILME MULAN" "resumo" => "Participando como voluntária do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Canoas) das atividades e tendo interesse em trabalhar com as princesas da Disney relacionando com os temas abordados no núcleo. Surgiu o trabalho "Lute como uma princesa", com a proposta de observar como as questões de gênero e empoderamento feminino aparecem na animação da franquia das princesas da Disney. Parto da ideia que os filmes são artefatos culturais que são usados como recursos pedagógicos de produção e transmissão de conhecimentos e saberes (SABAT, 2002). Como jovem influencia pela mídia, assídua expectadora dos filmes da Disney e membro do NEPGS busco analisar e problematiza as questões de gênero e empoderamento feminino presentes no filme escolhido da franquia, Mulan. Analiso três fragmentos da obra de 1998 por meio da metodologia etnografia de tela. Compreendo como o conceito de gênero e de empoderamento da mulher contribui para espaços de modificação na representação de feminino nos filmes da Disney, problematizo a questão de . E me pergunto se posso considerar Mulan uma princesa empoderada. Já que a personagem é a primeira a desconstruir com o padrão de que uma mulher não pode lutar e nem “agir como homem”. Indagando sobre temas de sexualidade e gênero, com perceptivas de feminino e masculino. Olho a maneira como a mulher é representada nessa sociedade, a qual o filme está inserido e reflito sobre alguns padrões femininos ainda existentes na sociedade atual. Problematizo a desigualdade de gênero devido a esses padrões impostos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, EMPODERAMENTO FEMININO, MULAN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID10130_16102017201919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA MENSCH DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRENDA MENSCH" "autor_email" => "brendamenschdeoliveira@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36712 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4294 "inscrito_id" => 10130 "titulo" => "EMPODERAMENTO DE UMA PRINCESA: UMA ABORGADEM DE GÊNERO DO FILME MULAN" "resumo" => "Participando como voluntária do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Canoas) das atividades e tendo interesse em trabalhar com as princesas da Disney relacionando com os temas abordados no núcleo. Surgiu o trabalho "Lute como uma princesa", com a proposta de observar como as questões de gênero e empoderamento feminino aparecem na animação da franquia das princesas da Disney. Parto da ideia que os filmes são artefatos culturais que são usados como recursos pedagógicos de produção e transmissão de conhecimentos e saberes (SABAT, 2002). Como jovem influencia pela mídia, assídua expectadora dos filmes da Disney e membro do NEPGS busco analisar e problematiza as questões de gênero e empoderamento feminino presentes no filme escolhido da franquia, Mulan. Analiso três fragmentos da obra de 1998 por meio da metodologia etnografia de tela. Compreendo como o conceito de gênero e de empoderamento da mulher contribui para espaços de modificação na representação de feminino nos filmes da Disney, problematizo a questão de . E me pergunto se posso considerar Mulan uma princesa empoderada. Já que a personagem é a primeira a desconstruir com o padrão de que uma mulher não pode lutar e nem “agir como homem”. Indagando sobre temas de sexualidade e gênero, com perceptivas de feminino e masculino. Olho a maneira como a mulher é representada nessa sociedade, a qual o filme está inserido e reflito sobre alguns padrões femininos ainda existentes na sociedade atual. Problematizo a desigualdade de gênero devido a esses padrões impostos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "GÊNERO, EMPODERAMENTO FEMININO, MULAN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID10130_16102017201919.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA MENSCH DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRENDA MENSCH" "autor_email" => "brendamenschdeoliveira@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }