Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE SUAS PRÁTICAS

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, PROFISSIONALIZAÇÃO, PROFISSIONALISMO, PRÁTICA PEDAGÓGICA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38306
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1301
    "inscrito_id" => 1297
    "titulo" => "PRÁTICAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE SUAS PRÁTICAS"
    "resumo" => "O presente estudo busca enfocar as possíveis relações entre as práticas de professoras e o processo de profissionalização docente no que tange a dimensão do profissionalismo. Tendo por objetivo geral analisar como as práticas de professoras desenvolvidas em contextos de exercício profissional estabelecem relações com o desenvolvimento do profissionalismo. Desenvolvemos a pesquisa apoiados pela discussão sobre práticas realizada por Franco (2016) e Melo (2014), bem como adotamos o conceito de profissionalização e a dimensão do profissionalismo de Bourdoncle (1991). Participaram da pesquisa duas professoras da rede pública municipal de uma escola de Caruaru/PE. Os dados foram produzidos a partir das observações da escola e das aulas das duas professoras, onde procuramos acompanhar quais as práticas desenvolvidas por elas eram mais recorrentes, buscando atentar para as relações que iam se estabelecendo e como elas favoreciam o desenvolvimento da profissionalização docente. Os achados apontaram que as práticas estabelecem relação com o desenvolvimento do profissionalismo, na medida em que demandam do professor, entre outros, conhecimentos próprios de sua formação, mas não só, para que o mesmo consiga identificar e buscar soluções que o possibilite (re)criar possibilidades de aprendizagens para os estudantes. É a adesão do professor a sua profissão que o faz, por exemplo, com que se preocupe não apenas com o conteúdo, mas com a forma de ensinar e ressignificar esse ensino bem como com a formação humana, e, por fim, que possa criar a condição de se colocar na condição de pertença a uma coletividade, incluindo, o entendimento de ensinar e aprender junto com seus alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, PROFISSIONALIZAÇÃO, PROFISSIONALISMO, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1297_10092017103601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANAYRIS NASCIMENTO DO VALE"
    "autor_nome_curto" => "ANAYRIS"
    "autor_email" => "ana_velayne@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38306
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1301
    "inscrito_id" => 1297
    "titulo" => "PRÁTICAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE SUAS PRÁTICAS"
    "resumo" => "O presente estudo busca enfocar as possíveis relações entre as práticas de professoras e o processo de profissionalização docente no que tange a dimensão do profissionalismo. Tendo por objetivo geral analisar como as práticas de professoras desenvolvidas em contextos de exercício profissional estabelecem relações com o desenvolvimento do profissionalismo. Desenvolvemos a pesquisa apoiados pela discussão sobre práticas realizada por Franco (2016) e Melo (2014), bem como adotamos o conceito de profissionalização e a dimensão do profissionalismo de Bourdoncle (1991). Participaram da pesquisa duas professoras da rede pública municipal de uma escola de Caruaru/PE. Os dados foram produzidos a partir das observações da escola e das aulas das duas professoras, onde procuramos acompanhar quais as práticas desenvolvidas por elas eram mais recorrentes, buscando atentar para as relações que iam se estabelecendo e como elas favoreciam o desenvolvimento da profissionalização docente. Os achados apontaram que as práticas estabelecem relação com o desenvolvimento do profissionalismo, na medida em que demandam do professor, entre outros, conhecimentos próprios de sua formação, mas não só, para que o mesmo consiga identificar e buscar soluções que o possibilite (re)criar possibilidades de aprendizagens para os estudantes. É a adesão do professor a sua profissão que o faz, por exemplo, com que se preocupe não apenas com o conteúdo, mas com a forma de ensinar e ressignificar esse ensino bem como com a formação humana, e, por fim, que possa criar a condição de se colocar na condição de pertença a uma coletividade, incluindo, o entendimento de ensinar e aprender junto com seus alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, PROFISSIONALIZAÇÃO, PROFISSIONALISMO, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1297_10092017103601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANAYRIS NASCIMENTO DO VALE"
    "autor_nome_curto" => "ANAYRIS"
    "autor_email" => "ana_velayne@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo busca enfocar as possíveis relações entre as práticas de professoras e o processo de profissionalização docente no que tange a dimensão do profissionalismo. Tendo por objetivo geral analisar como as práticas de professoras desenvolvidas em contextos de exercício profissional estabelecem relações com o desenvolvimento do profissionalismo. Desenvolvemos a pesquisa apoiados pela discussão sobre práticas realizada por Franco (2016) e Melo (2014), bem como adotamos o conceito de profissionalização e a dimensão do profissionalismo de Bourdoncle (1991). Participaram da pesquisa duas professoras da rede pública municipal de uma escola de Caruaru/PE. Os dados foram produzidos a partir das observações da escola e das aulas das duas professoras, onde procuramos acompanhar quais as práticas desenvolvidas por elas eram mais recorrentes, buscando atentar para as relações que iam se estabelecendo e como elas favoreciam o desenvolvimento da profissionalização docente. Os achados apontaram que as práticas estabelecem relação com o desenvolvimento do profissionalismo, na medida em que demandam do professor, entre outros, conhecimentos próprios de sua formação, mas não só, para que o mesmo consiga identificar e buscar soluções que o possibilite (re)criar possibilidades de aprendizagens para os estudantes. É a adesão do professor a sua profissão que o faz, por exemplo, com que se preocupe não apenas com o conteúdo, mas com a forma de ensinar e ressignificar esse ensino bem como com a formação humana, e, por fim, que possa criar a condição de se colocar na condição de pertença a uma coletividade, incluindo, o entendimento de ensinar e aprender junto com seus alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.