O presente estudo busca enfocar as possíveis relações entre as práticas de professoras e o processo de profissionalização docente no que tange a dimensão do profissionalismo. Tendo por objetivo geral analisar como as práticas de professoras desenvolvidas em contextos de exercício profissional estabelecem relações com o desenvolvimento do profissionalismo. Desenvolvemos a pesquisa apoiados pela discussão sobre práticas realizada por Franco (2016) e Melo (2014), bem como adotamos o conceito de profissionalização e a dimensão do profissionalismo de Bourdoncle (1991). Participaram da pesquisa duas professoras da rede pública municipal de uma escola de Caruaru/PE. Os dados foram produzidos a partir das observações da escola e das aulas das duas professoras, onde procuramos acompanhar quais as práticas desenvolvidas por elas eram mais recorrentes, buscando atentar para as relações que iam se estabelecendo e como elas favoreciam o desenvolvimento da profissionalização docente. Os achados apontaram que as práticas estabelecem relação com o desenvolvimento do profissionalismo, na medida em que demandam do professor, entre outros, conhecimentos próprios de sua formação, mas não só, para que o mesmo consiga identificar e buscar soluções que o possibilite (re)criar possibilidades de aprendizagens para os estudantes. É a adesão do professor a sua profissão que o faz, por exemplo, com que se preocupe não apenas com o conteúdo, mas com a forma de ensinar e ressignificar esse ensino bem como com a formação humana, e, por fim, que possa criar a condição de se colocar na condição de pertença a uma coletividade, incluindo, o entendimento de ensinar e aprender junto com seus alunos.