A incorporação de estratégias metodológicas diferenciadas de ensino aprendizagem, tais como a realização de atividades lúdicas em sala de aula, ainda encontra grande resistência tanto entre professores quanto estudantes. Tal resistência pode se dar tanto pela dificuldade em fugir dos métodos tradicionais quanto pelo desconhecimento de novas técnicas que possam ser utilizadas como auxiliares à apreensão do conhecimento em sala de aula. O presente trabalho tem como principal objetivo averiguar se, de fato, a utilização de jogos didáticos auxiliam no processo de ensino aprendizagem tornando-o mais prazeroso e dinâmico, buscando também desmistificar o estereotipo negativo criados por muitos estudantes com relação à genética. Para tanto, é apresentado um jogo denominado Heredogame, que tem por finalidade revisar assuntos relacionados a padrões de herança e interpretações de heredogramas que são temas importantes trabalhados no ensino de biologia. A metodologia utilizada para o teste da eficiência do jogo foi a do Ciclo da Experiência Kellyana, dividido em cinco etapas: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação e Desconfirmação e, por fim, a Revisão construtiva. A intervenção foi vivenciada na Escola Estadual Professora Amélia Coelho, no município de Vitória de Santo Antão/PE, tendo como público alvo, alunos de terceiro ano do ensino médio. A turma foi composta por quarenta estudantes e, de acordo com as regras do jogo, foi possível que em duas rodadas todos participassem. Pode-se observar, por meio das análises dos questionários aplicados, a evolução do conhecimento construído pelo estudante à partir da experiência vivenciada durante todo processo de intervenção e o nível de satisfação deles para com o jogo.