Nos dias atuais observa-se que problemas educacionais vem aumentando constantemente e isso em
todas as suas temáticas. O ensino de ciências é um dos que mais tem apresentado problemáticas. Os
educandos não conseguem aprender os conteúdos que lhes são repassados e nem possuem
motivações para mudar esta realidade. Como consequência desse cenário que invade as salas de
aula os professores devem buscar meios para melhorar o ensino, e uma das melhores ferramentas é
o uso de modelos didáticos, onde esses propiciam uma melhor facilidade dos conteúdos e tornam a
aula mais interessante aos alunos. Pelo motivo dessa ferramenta ser apoiada por muitos professores
que já atuam no ensino, é interessante que os graduandos de Biologia entendam a eficácia dessa
prática na sala de aula e visem fazer menção desta quando estiverem atuando. Com base nisso, este
estudo teve por objetivo analisar qual a perspectiva dos graduandos de Licenciatura em Ciências
Biológicas da Universidade Federal do Piauí sobre o uso de modelos didáticos no ensino de
ciências. Para isso realizou-se a aplicação de questionários individuais com questões subjetivas,
analisados sob métodos quantitativos e qualitativos. Os participantes mostraram uma boa
perspectiva quanto a essa prática, apontando um ótimo nível de importância para o uso de modelos
didáticos e assim apresentando bastantes benevolências providas destes para o processo de ensino-
aprendizagem, levando assim a conclusão de que os graduandos compreendem a eficácia dessa
maneira pedagógica proporcionando boas expectativas para um ensino posterior mais simples e dinâmico.