Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA COM GRADUANDOS DE BIOLOGIA.

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, PESQUISA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 34986
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4248
    "inscrito_id" => 2676
    "titulo" => """
      O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA\r\n
      PERSPECTIVA COM GRADUANDOS DE BIOLOGIA.
      """
    "resumo" => """
      Nos dias atuais observa-se que problemas educacionais vem aumentando constantemente e isso em\r\n
      todas as suas temáticas. O ensino de ciências é um dos que mais tem apresentado problemáticas. Os\r\n
      educandos não conseguem aprender os conteúdos que lhes são repassados e nem possuem\r\n
      motivações para mudar esta realidade. Como consequência desse cenário que invade as salas de\r\n
      aula os professores devem buscar meios para melhorar o ensino, e uma das melhores ferramentas é\r\n
      o uso de modelos didáticos, onde esses propiciam uma melhor facilidade dos conteúdos e tornam a\r\n
      aula mais interessante aos alunos. Pelo motivo dessa ferramenta ser apoiada por muitos professores\r\n
      que já atuam no ensino, é interessante que os graduandos de Biologia entendam a eficácia dessa\r\n
      prática na sala de aula e visem fazer menção desta quando estiverem atuando. Com base nisso, este\r\n
      estudo teve por objetivo analisar qual a perspectiva dos graduandos de Licenciatura em Ciências\r\n
      Biológicas da Universidade Federal do Piauí sobre o uso de modelos didáticos no ensino de\r\n
      ciências. Para isso realizou-se a aplicação de questionários individuais com questões subjetivas,\r\n
      analisados sob métodos quantitativos e qualitativos. Os participantes mostraram uma boa\r\n
      perspectiva quanto a essa prática, apontando um ótimo nível de importância para o uso de modelos\r\n
      didáticos e assim apresentando bastantes benevolências providas destes para o processo de ensino-\r\n
      aprendizagem, levando assim a conclusão de que os graduandos compreendem a eficácia dessa\r\n
      maneira pedagógica proporcionando boas expectativas para um ensino posterior mais simples e dinâmico.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2676_16102017194245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS OLIVEIRA DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS CRUZ"
    "autor_email" => "mateusoliveiradacruz7@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 34986
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4248
    "inscrito_id" => 2676
    "titulo" => """
      O USO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA\r\n
      PERSPECTIVA COM GRADUANDOS DE BIOLOGIA.
      """
    "resumo" => """
      Nos dias atuais observa-se que problemas educacionais vem aumentando constantemente e isso em\r\n
      todas as suas temáticas. O ensino de ciências é um dos que mais tem apresentado problemáticas. Os\r\n
      educandos não conseguem aprender os conteúdos que lhes são repassados e nem possuem\r\n
      motivações para mudar esta realidade. Como consequência desse cenário que invade as salas de\r\n
      aula os professores devem buscar meios para melhorar o ensino, e uma das melhores ferramentas é\r\n
      o uso de modelos didáticos, onde esses propiciam uma melhor facilidade dos conteúdos e tornam a\r\n
      aula mais interessante aos alunos. Pelo motivo dessa ferramenta ser apoiada por muitos professores\r\n
      que já atuam no ensino, é interessante que os graduandos de Biologia entendam a eficácia dessa\r\n
      prática na sala de aula e visem fazer menção desta quando estiverem atuando. Com base nisso, este\r\n
      estudo teve por objetivo analisar qual a perspectiva dos graduandos de Licenciatura em Ciências\r\n
      Biológicas da Universidade Federal do Piauí sobre o uso de modelos didáticos no ensino de\r\n
      ciências. Para isso realizou-se a aplicação de questionários individuais com questões subjetivas,\r\n
      analisados sob métodos quantitativos e qualitativos. Os participantes mostraram uma boa\r\n
      perspectiva quanto a essa prática, apontando um ótimo nível de importância para o uso de modelos\r\n
      didáticos e assim apresentando bastantes benevolências providas destes para o processo de ensino-\r\n
      aprendizagem, levando assim a conclusão de que os graduandos compreendem a eficácia dessa\r\n
      maneira pedagógica proporcionando boas expectativas para um ensino posterior mais simples e dinâmico.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2676_16102017194245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:27:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS OLIVEIRA DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS CRUZ"
    "autor_email" => "mateusoliveiradacruz7@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Nos dias atuais observa-se que problemas educacionais vem aumentando constantemente e isso em todas as suas temáticas. O ensino de ciências é um dos que mais tem apresentado problemáticas. Os educandos não conseguem aprender os conteúdos que lhes são repassados e nem possuem motivações para mudar esta realidade. Como consequência desse cenário que invade as salas de aula os professores devem buscar meios para melhorar o ensino, e uma das melhores ferramentas é o uso de modelos didáticos, onde esses propiciam uma melhor facilidade dos conteúdos e tornam a aula mais interessante aos alunos. Pelo motivo dessa ferramenta ser apoiada por muitos professores que já atuam no ensino, é interessante que os graduandos de Biologia entendam a eficácia dessa prática na sala de aula e visem fazer menção desta quando estiverem atuando. Com base nisso, este estudo teve por objetivo analisar qual a perspectiva dos graduandos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí sobre o uso de modelos didáticos no ensino de ciências. Para isso realizou-se a aplicação de questionários individuais com questões subjetivas, analisados sob métodos quantitativos e qualitativos. Os participantes mostraram uma boa perspectiva quanto a essa prática, apontando um ótimo nível de importância para o uso de modelos didáticos e assim apresentando bastantes benevolências providas destes para o processo de ensino- aprendizagem, levando assim a conclusão de que os graduandos compreendem a eficácia dessa maneira pedagógica proporcionando boas expectativas para um ensino posterior mais simples e dinâmico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.