O artigo a seguir foi elaborado a partir de um relato de experiência sobre as aulas observadas em uma escola de ensino público. Desenvolvemos um trabalho que busca responder algumas questões sobre o ensino de língua portuguesa e a função social do professor da escola. A língua portuguesa está presente no currículo escolar de todas as escolas e é um dos conteúdos mais importantes para a formação do aluno, detém de uma enorme carga horária, juntamente com a disciplina de matemática, porém o ensino de língua foi bastante dificultado, O ensino de português no Brasil era basicamente pautado na exploração da gramática normativa, a qual pode ser conceituada como um conjunto de regras que devem ser seguidos pelos falantes dessa língua. A escola nesse sentido é encarregada de repassar a norma culta dessa língua, ou seja, ensinar o português gramaticalmente correto. A importância da realização desse trabalho é primordial para que entendamos a função da escola e do professor e mais ainda do ensino que é trazido de língua hoje em dia, a nossa metodologia se resumo a um estudo de campo e com aportes bibliográficos como: BEZERRA (2010), GAMES (2013), RODRIGUES (2003), SOARES (2000), WALLON (1971) e também os Parâmetros curriculares nacionais sobre o ensino de língua portuguesa. Nosso objetivo é o de trazer reflexões acerca do ensino de Língua Portuguesa e disseminar as nossas experiências que resultaram no artigo em questão.