O presente trabalho apresenta uma análise e uma reflexão do Projeto Político Pedagógico de uma escola da rede municipal de ensino do município de Codó-Ma - Escola Modelo Municipal Remy Archer – com o objetivo de verificar como este documento se consolida no contexto educacional, ao passo que nele está traçado todas as atividades a serem desenvolvidas na escola, além de conhecer o perfil dos integrantes desse processo e, ainda, saber se todos estão realmente envolvidos na elaboração deste documento, pois dessa forma identificaremos se a escola conta com uma gestão democrática. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, através de uma análise documental para verificar a estrutura do Projeto Politico Pedagógico da referida escola, além de todo um embasamento teórico, que parte de conceitos, características e relação entre Projeto Político Pedagógico e Gestão democrática com base nos principais estudiosos da área, tais como Veiga (2012), Gadotti (2004), Medel (2008), dentre outros. Através desta pesquisa, foi possível conhecer o perfil da escola, além de compreender, através de pesquisas bibliográficas, como está configurado esse documento, qual sua importância no contexto educacional e como a comunidade escolar se encontra em meio a esse processo de construção e execução. Dessa forma, acreditamos que este trabalho poderá, então, levar a um possível encaminhamento para novas pesquisas e futuros debates acerca deste tema, na medida em que se configura como um tema pertinente, que deve ser levado a sério e submetido a uma discussão, principalmente por se apresentar como um documento singular de cada instituição de ensino.