Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ROBÓTICA EDUCACIONAL: O QUE É E COMO PODE SER USADO NA EDUCAÇÃO?

Palavra-chaves: ROBÓTICA, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38585
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1045
    "inscrito_id" => 6094
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL: O QUE É E COMO PODE SER USADO NA EDUCAÇÃO?"
    "resumo" => "Este trabalho descreve o conceito de robótica educacional e o seu uso na educação. Foi realizado através de pesquisas bibliográficas de estudos realizados em escolas públicas com alunos do ensino fundamental e médio. Esses alunos foram submetidos a cursos sob orientação pedagógica para o uso de programação de computadores e para a construção de robôs localizadores, com a finalidade de participarem de olimpíadas científicas.  Os dispositivos utilizados foram os kits de robótica da LEGO Mindstorns NXT (LEGO, 2015), Arduino UNO e Modelix. Tratamos do fato desses kits terem um alto valor comercial, dificultando a sua aquisição pelas escolas custeadas pelo governo e também da falta de preparo dos profissionais de educação no que diz respeito ao domínio da área pedagógica e da área tecnológica. O principal foco do nosso trabalho é apontar as possibilidades que a robótica proporciona aos alunos e docentes, sendo um campo da pedagogia importante para o desenvolvimento de habilidades e competências como criar, projetar, raciocinar logicamente, pesquisar, fazer análises críticas, solucionar problemas , trabalhar sua motricidade e estabelecer uma comunicação com os colegas de sala, de outros ambientes e com os professores, além de poder compartilhar conhecimentos, experiências e os protótipos construídos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6094_08092017161051.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA DOMINGOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA DOMINGOS"
    "autor_email" => "monicadomingosilva@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38585
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1045
    "inscrito_id" => 6094
    "titulo" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL: O QUE É E COMO PODE SER USADO NA EDUCAÇÃO?"
    "resumo" => "Este trabalho descreve o conceito de robótica educacional e o seu uso na educação. Foi realizado através de pesquisas bibliográficas de estudos realizados em escolas públicas com alunos do ensino fundamental e médio. Esses alunos foram submetidos a cursos sob orientação pedagógica para o uso de programação de computadores e para a construção de robôs localizadores, com a finalidade de participarem de olimpíadas científicas.  Os dispositivos utilizados foram os kits de robótica da LEGO Mindstorns NXT (LEGO, 2015), Arduino UNO e Modelix. Tratamos do fato desses kits terem um alto valor comercial, dificultando a sua aquisição pelas escolas custeadas pelo governo e também da falta de preparo dos profissionais de educação no que diz respeito ao domínio da área pedagógica e da área tecnológica. O principal foco do nosso trabalho é apontar as possibilidades que a robótica proporciona aos alunos e docentes, sendo um campo da pedagogia importante para o desenvolvimento de habilidades e competências como criar, projetar, raciocinar logicamente, pesquisar, fazer análises críticas, solucionar problemas , trabalhar sua motricidade e estabelecer uma comunicação com os colegas de sala, de outros ambientes e com os professores, além de poder compartilhar conhecimentos, experiências e os protótipos construídos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID6094_08092017161051.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA DOMINGOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA DOMINGOS"
    "autor_email" => "monicadomingosilva@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho descreve o conceito de robótica educacional e o seu uso na educação. Foi realizado através de pesquisas bibliográficas de estudos realizados em escolas públicas com alunos do ensino fundamental e médio. Esses alunos foram submetidos a cursos sob orientação pedagógica para o uso de programação de computadores e para a construção de robôs localizadores, com a finalidade de participarem de olimpíadas científicas. Os dispositivos utilizados foram os kits de robótica da LEGO Mindstorns NXT (LEGO, 2015), Arduino UNO e Modelix. Tratamos do fato desses kits terem um alto valor comercial, dificultando a sua aquisição pelas escolas custeadas pelo governo e também da falta de preparo dos profissionais de educação no que diz respeito ao domínio da área pedagógica e da área tecnológica. O principal foco do nosso trabalho é apontar as possibilidades que a robótica proporciona aos alunos e docentes, sendo um campo da pedagogia importante para o desenvolvimento de habilidades e competências como criar, projetar, raciocinar logicamente, pesquisar, fazer análises críticas, solucionar problemas , trabalhar sua motricidade e estabelecer uma comunicação com os colegas de sala, de outros ambientes e com os professores, além de poder compartilhar conhecimentos, experiências e os protótipos construídos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.