Este trabalho descreve o conceito de robótica educacional e o seu uso na educação. Foi realizado através de pesquisas bibliográficas de estudos realizados em escolas públicas com alunos do ensino fundamental e médio. Esses alunos foram submetidos a cursos sob orientação pedagógica para o uso de programação de computadores e para a construção de robôs localizadores, com a finalidade de participarem de olimpíadas científicas. Os dispositivos utilizados foram os kits de robótica da LEGO Mindstorns NXT (LEGO, 2015), Arduino UNO e Modelix. Tratamos do fato desses kits terem um alto valor comercial, dificultando a sua aquisição pelas escolas custeadas pelo governo e também da falta de preparo dos profissionais de educação no que diz respeito ao domínio da área pedagógica e da área tecnológica. O principal foco do nosso trabalho é apontar as possibilidades que a robótica proporciona aos alunos e docentes, sendo um campo da pedagogia importante para o desenvolvimento de habilidades e competências como criar, projetar, raciocinar logicamente, pesquisar, fazer análises críticas, solucionar problemas , trabalhar sua motricidade e estabelecer uma comunicação com os colegas de sala, de outros ambientes e com os professores, além de poder compartilhar conhecimentos, experiências e os protótipos construídos.