O objetivo desse artigo é abordar os conceitos e atuação do programa, a fim de conhecer o programa, a sua estrutura, o seu processo de implantação e a proposta pedagógica deste. Atualmente, a educação é considerada um dos fatores mais importantes para o progresso de uma nação. É adquirindo conhecimento, que um país se desenvolve, proporcionando um melhor poder aquisitivo, o que gera uma melhora na qualidade de vida das pessoas. Hoje em dia os jovens de baixa renda manifestam a necessidade de uma formação profissional que seja adequada para o mercado de trabalho tão exigente e competitivo para conseguir “vencer na vida” e ser capaz de ter uma boa qualidade de vida. Então o governo criou o Projovem, Programa Nacional de Inclusão de Jovens que busca justamente colaborar com esta formação. O Projovem foi legalmente instituído pela Lei nº. 11.129 e regulamentado pelo Decreto nº. 5.557. Assumindo caráter emergencial e experimental tem por finalidade a elevação do grau de escolaridade visando à conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional em nível de formação inicial voltada a estimular a inserção produtiva e cidadã e o desenvolvimento de ações comunitárias com práticas de solidariedade, exercício da cidadania e intervenção social. Pode-se concluir que a garantia do direito à educação de qualidade é um princípio fundamental para as políticas e gestão da educação. A partir dessa afirmação, se faz necessário a implantação de políticas públicas em prol de oferecer melhores condições a respeito da educação e trabalho, permitindo aos jovens vivenciar oportunidade de melhorar o seu poder aquisitivo e consequentemente a sua qualidade de vida. O Projovem, portanto, é um programa complexo que já coleciona bons resultados em vários âmbitos e tende a ampliar ainda mais seu alcance.