Como proposta deste trabalho buscamos analisar a afetividade na relação professor e aluno, dada a relevância das relações afetivas para a construção global do indivíduo. o afeto é aqui entendido, como expressão de carinho, respeito, acolhimento, amor pelo próximo, elementos primordiais na vida do ser humano e imprescindíveis no contexto escolar na educação infantil. Para abordagem do presente tema, partimos das seguintes questões: De que forma os professores lidam com as questões da afetividade em sala de aula? Qual a influência da afetividade para o bom andamento do procedimento educativo? Qual o grau de importância que os educadores têm dado a este tema? Como base teórica utilizamos autores como Paulo Freyre (1979), Libâneo (1994), Wallon (1978), dentre outros. Trata -se de uma pesquisa bibliográfica, além de relatos de uma pesquisa ação. Desse modo, procurando analisar o papel da afetividade no processo de ensino- aprendizagem principalmente na educação infantil, observamos o quanto á afetividade se faz necessário no ambiente escolar e o quanto a postura do professor em termos afetivos é fundamental para a formação do aluno como cidadão. Com os resultados obtidos através da realização deste estudo, notou-se que a afetividade é um assunto que instiga a curiosidade dos professores, pois não é uma tarefa simples, ao contrário, é uma tarefa que requer amor e habilidade. Foi perceptível a relevante influencia que as manifestações afetivas poderão trazer ao aluno, podendo desencadear contribuições positivas ou negativas as crianças, dependendo de como o educador conduzirá sua pratica pedagógica e como irá lidar com os sentimentos dos alunos, principalmente de educação infantil.