Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA COMPREENSÃO DO ENSINO EM MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: BIODIVERSIDADE MICROBIANA, ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGO DE CARTAS, --, -- Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36422
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1776
    "inscrito_id" => 2518
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA COMPREENSÃO DO ENSINO EM MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A microbiologia é um dos ramos da biologia que envolve diferentes tipos de organismos como bactérias, fungos, protozoários, algas unicelulares e estruturas peculiares não formadas por células, como vírus, viróides e príons. Os microorganismos também conhecidos como micróbios, são organismos diminutos e incapazes de serem visualizados a olho nu; possuindo a capacidade de viver em locais onde as condições de vida são extremamente adversas, como: elevada salinidade, locais extremamente ácidos, pouca umidade, sem oxigênio, temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Estas formas de vida foram as primeiras a surgir no planeta, a bilhões de anos antes de plantas e animais. No Brasil, a educação vem sofrendo constantemente com a falta de recursos e investimentos, que refletem diretamente na qualidade do ensino. Desta forma, novas metodologias vêm sendo desenvolvidas, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Tendo em vista as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo didático com regras claras, utilizando matérias de baixo custo para a melhoria do conhecimento sobre o Reino Monera e suas subdivisões: as cianobactérias, as arqueobactérias, bactérias patogênicas e não patogênicas com alguns dos principais representantes tornando conhecidas suas formas e características sem o uso de microscópios. O jogo que dispõe de 54 cartas que  diferencia a diversidade dos micro-organismos e as suas principais características. Inicialmente foi aplicado um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos e ministrada uma aula sobre a biodiversidade microbiana, os discentes foram avaliados durante todo o processo e ao final submetidos a uma nova avaliação para fins de comprovação da fixação do conteúdo. Em corroboração com a literatura, a metodologia aplicada, mostrou aumento do interesse dos alunos e uma maior absorção do conteúdo exposto em aula, sendo concluído que o jogo de cartas aplicado, aumentou significativamente a fixação do tema em questão, contribuindo positivamente para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIODIVERSIDADE MICROBIANA, ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGO DE CARTAS, --, --"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2518_11092017113404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARAH SIGNE DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "SARAH SIGNE"
    "autor_email" => "sarahbiologa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36422
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1776
    "inscrito_id" => 2518
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA COMPREENSÃO DO ENSINO EM MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A microbiologia é um dos ramos da biologia que envolve diferentes tipos de organismos como bactérias, fungos, protozoários, algas unicelulares e estruturas peculiares não formadas por células, como vírus, viróides e príons. Os microorganismos também conhecidos como micróbios, são organismos diminutos e incapazes de serem visualizados a olho nu; possuindo a capacidade de viver em locais onde as condições de vida são extremamente adversas, como: elevada salinidade, locais extremamente ácidos, pouca umidade, sem oxigênio, temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Estas formas de vida foram as primeiras a surgir no planeta, a bilhões de anos antes de plantas e animais. No Brasil, a educação vem sofrendo constantemente com a falta de recursos e investimentos, que refletem diretamente na qualidade do ensino. Desta forma, novas metodologias vêm sendo desenvolvidas, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Tendo em vista as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo didático com regras claras, utilizando matérias de baixo custo para a melhoria do conhecimento sobre o Reino Monera e suas subdivisões: as cianobactérias, as arqueobactérias, bactérias patogênicas e não patogênicas com alguns dos principais representantes tornando conhecidas suas formas e características sem o uso de microscópios. O jogo que dispõe de 54 cartas que  diferencia a diversidade dos micro-organismos e as suas principais características. Inicialmente foi aplicado um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos e ministrada uma aula sobre a biodiversidade microbiana, os discentes foram avaliados durante todo o processo e ao final submetidos a uma nova avaliação para fins de comprovação da fixação do conteúdo. Em corroboração com a literatura, a metodologia aplicada, mostrou aumento do interesse dos alunos e uma maior absorção do conteúdo exposto em aula, sendo concluído que o jogo de cartas aplicado, aumentou significativamente a fixação do tema em questão, contribuindo positivamente para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIODIVERSIDADE MICROBIANA, ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGO DE CARTAS, --, --"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID2518_11092017113404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARAH SIGNE DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "SARAH SIGNE"
    "autor_email" => "sarahbiologa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A microbiologia é um dos ramos da biologia que envolve diferentes tipos de organismos como bactérias, fungos, protozoários, algas unicelulares e estruturas peculiares não formadas por células, como vírus, viróides e príons. Os microorganismos também conhecidos como micróbios, são organismos diminutos e incapazes de serem visualizados a olho nu; possuindo a capacidade de viver em locais onde as condições de vida são extremamente adversas, como: elevada salinidade, locais extremamente ácidos, pouca umidade, sem oxigênio, temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Estas formas de vida foram as primeiras a surgir no planeta, a bilhões de anos antes de plantas e animais. No Brasil, a educação vem sofrendo constantemente com a falta de recursos e investimentos, que refletem diretamente na qualidade do ensino. Desta forma, novas metodologias vêm sendo desenvolvidas, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Tendo em vista as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo didático com regras claras, utilizando matérias de baixo custo para a melhoria do conhecimento sobre o Reino Monera e suas subdivisões: as cianobactérias, as arqueobactérias, bactérias patogênicas e não patogênicas com alguns dos principais representantes tornando conhecidas suas formas e características sem o uso de microscópios. O jogo que dispõe de 54 cartas que diferencia a diversidade dos micro-organismos e as suas principais características. Inicialmente foi aplicado um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos e ministrada uma aula sobre a biodiversidade microbiana, os discentes foram avaliados durante todo o processo e ao final submetidos a uma nova avaliação para fins de comprovação da fixação do conteúdo. Em corroboração com a literatura, a metodologia aplicada, mostrou aumento do interesse dos alunos e uma maior absorção do conteúdo exposto em aula, sendo concluído que o jogo de cartas aplicado, aumentou significativamente a fixação do tema em questão, contribuindo positivamente para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.