Muitos problemas permeiam a escola atual, porém é muito importante estar atento ao meio em que vivemos e a realidade escolar para que possamos mitigar tais problemas no sentido de buscarmos uma educação de qualidade e emancipatória. O estágio supervisionado e o PIBID propiciam ao licenciando conhecer a realidade escolar bem como levantar informações para que as mesmas sejam por ele trabalhadas no sentido de buscar melhorias do meio no qual está inserido, propondo mudanças que venham a contribuir com a comunidade escolar e também na sua formação docente. Muitos alunos não gostam de ir à escola e participar das aulas, e o professor precisa estar atento a estas questões que interferem no ensino e conduta das aulas. Em contrapartida, alguns adoram a escola e sentem-se parte integrante. Neste trabalho buscou-se identificar quais os principais pontos que os alunos gostam e não gostam na escola, com intuito de promover uma reflexão acerca da visão dos alunos quanto a escola em que estão inseridos. Para coleta das informações foram aplicados questionários anônimos, em seguida foram elencadas as respostas e transcritas para analises das mesmas. Quanto aos apontamentos feitos pelos alunos foi possível constatar o que os alunos menos gostavam e o que mais lhes chamavam atenção na escola. No entanto, muito aquém do que um professor almeja com seu trabalho foram as respostas obtidas com esta pesquisa. Ficou assim evidente o quão necessário são as atividades de melhoria entre as relações existentes em sala de aula e no ambiente escolar no sentido de tornar as aulas e a escola um lugar melhor para a comunidade escolar de um modo geral.