Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VISÃO DA ESCOLA SEGUNDO OS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO E PIBID

Palavra-chaves: ESTÁGIO, PIBID, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35674
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4847
    "inscrito_id" => 6460
    "titulo" => "A VISÃO DA ESCOLA SEGUNDO OS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO E PIBID"
    "resumo" => "Muitos problemas permeiam a escola atual, porém é muito importante estar atento ao meio em que vivemos e a realidade escolar para que possamos mitigar tais problemas no sentido de buscarmos uma educação de qualidade e emancipatória. O estágio supervisionado e o PIBID propiciam ao licenciando conhecer a realidade escolar bem como levantar informações para que as mesmas sejam por ele trabalhadas no sentido de buscar melhorias do meio no qual está inserido, propondo mudanças que venham a contribuir com a comunidade escolar e também na sua formação docente. Muitos alunos não gostam de ir à escola e participar das aulas, e o professor precisa estar atento a estas questões que interferem no ensino e conduta das aulas. Em contrapartida, alguns adoram a escola e sentem-se parte integrante. Neste trabalho buscou-se identificar quais os principais pontos que os alunos gostam e não gostam na escola, com intuito de promover uma reflexão acerca da visão dos alunos quanto a escola em que estão inseridos. Para coleta das informações foram aplicados questionários anônimos, em seguida foram elencadas as respostas e transcritas para analises das mesmas. Quanto aos apontamentos feitos pelos alunos foi possível constatar o que os alunos menos gostavam e o que mais lhes chamavam atenção na escola. No entanto, muito aquém do que um professor almeja com seu trabalho foram as respostas obtidas com esta pesquisa. Ficou assim evidente o quão necessário são as atividades de melhoria entre as relações existentes em sala de aula e no ambiente escolar no sentido de tornar as aulas e a escola um lugar melhor para a comunidade escolar de um modo geral."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, PIBID, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID6460_17102017120117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIÉLI PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIÉLI"
    "autor_email" => "francieli.pinheiro@hotmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35674
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4847
    "inscrito_id" => 6460
    "titulo" => "A VISÃO DA ESCOLA SEGUNDO OS ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO E PIBID"
    "resumo" => "Muitos problemas permeiam a escola atual, porém é muito importante estar atento ao meio em que vivemos e a realidade escolar para que possamos mitigar tais problemas no sentido de buscarmos uma educação de qualidade e emancipatória. O estágio supervisionado e o PIBID propiciam ao licenciando conhecer a realidade escolar bem como levantar informações para que as mesmas sejam por ele trabalhadas no sentido de buscar melhorias do meio no qual está inserido, propondo mudanças que venham a contribuir com a comunidade escolar e também na sua formação docente. Muitos alunos não gostam de ir à escola e participar das aulas, e o professor precisa estar atento a estas questões que interferem no ensino e conduta das aulas. Em contrapartida, alguns adoram a escola e sentem-se parte integrante. Neste trabalho buscou-se identificar quais os principais pontos que os alunos gostam e não gostam na escola, com intuito de promover uma reflexão acerca da visão dos alunos quanto a escola em que estão inseridos. Para coleta das informações foram aplicados questionários anônimos, em seguida foram elencadas as respostas e transcritas para analises das mesmas. Quanto aos apontamentos feitos pelos alunos foi possível constatar o que os alunos menos gostavam e o que mais lhes chamavam atenção na escola. No entanto, muito aquém do que um professor almeja com seu trabalho foram as respostas obtidas com esta pesquisa. Ficou assim evidente o quão necessário são as atividades de melhoria entre as relações existentes em sala de aula e no ambiente escolar no sentido de tornar as aulas e a escola um lugar melhor para a comunidade escolar de um modo geral."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, PIBID, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID6460_17102017120117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIÉLI PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIÉLI"
    "autor_email" => "francieli.pinheiro@hotmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Muitos problemas permeiam a escola atual, porém é muito importante estar atento ao meio em que vivemos e a realidade escolar para que possamos mitigar tais problemas no sentido de buscarmos uma educação de qualidade e emancipatória. O estágio supervisionado e o PIBID propiciam ao licenciando conhecer a realidade escolar bem como levantar informações para que as mesmas sejam por ele trabalhadas no sentido de buscar melhorias do meio no qual está inserido, propondo mudanças que venham a contribuir com a comunidade escolar e também na sua formação docente. Muitos alunos não gostam de ir à escola e participar das aulas, e o professor precisa estar atento a estas questões que interferem no ensino e conduta das aulas. Em contrapartida, alguns adoram a escola e sentem-se parte integrante. Neste trabalho buscou-se identificar quais os principais pontos que os alunos gostam e não gostam na escola, com intuito de promover uma reflexão acerca da visão dos alunos quanto a escola em que estão inseridos. Para coleta das informações foram aplicados questionários anônimos, em seguida foram elencadas as respostas e transcritas para analises das mesmas. Quanto aos apontamentos feitos pelos alunos foi possível constatar o que os alunos menos gostavam e o que mais lhes chamavam atenção na escola. No entanto, muito aquém do que um professor almeja com seu trabalho foram as respostas obtidas com esta pesquisa. Ficou assim evidente o quão necessário são as atividades de melhoria entre as relações existentes em sala de aula e no ambiente escolar no sentido de tornar as aulas e a escola um lugar melhor para a comunidade escolar de um modo geral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.