Este artigo tem por objetivo analisar o desempenho de alunos do 9º ano do ensino fundamental em uma situação de identificação e classificação de paralelogramos. Apoia-se nos estudos desenvolvidos por Barbosa (2006), Lima e Carvalho (2010), Machado (2012), Costa (2016), dentre outros, no que se refere a classificação de quadriláteros notáveis, especialmente paralelogramos. Os procedimentos metodológicos consistem na aplicação de uma questão que comtempla a identificação e classificação de paralelogramos a alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal. Como resultados, percebeu-se que o desempenho dos alunos é pouco satisfatório na identificação e classificação de paralelogramos. Figuras como o trapézio, trapezoide e hexágono foram assinaladas ao identificar paralelogramos em vez de consideraram o quadrado, o retângulo e o losango. Apenas um aluno identificou dois dos dez paralelogramos existentes na questão proposta. A dificuldade na classificação de quadrados foi um pouco menor se comparada às demais figuras, porém verificou-se a influência da posição das figuras na sua identificação e classificação, de modo que teve casos nos quais apenas o quadrado prototípico foi considerado. Nenhum aluno incluiu os quadrados ao classificarem retângulos. A maioria identificou apenas os retângulos não quadrados existentes e alguns alunos incluíram também paralelogramos não retângulos ao classificarem retângulos. Assim como no caso anterior, nenhum aluno incluiu os quadrados ao classificar losangos. Notou-se que a classificação de losangos teve índices de acerto muito baixos, em que foram classificadas algumas figuras que não são losangos, como paralelogramo não losango, trapézio, triângulo, trapezoide e hexágono. Um aluno chegou a afirmar erroneamente que “losango é toda figura que possui cinco lados ou mais”.