Considerando que a educação deve ocorrer por meio da interação entre o professor e os alunos, começamos a perceber que estes não estavam se sentindo motivados a lerem e produzirem textos baseados nas práticas discursivas propostas em sala de aula. No entanto, ao mesmo tempo, estavam sempre lendo gibis. Estabelecemos, então, um diálogo a fim de compreendermos o que lhes chamava tanto a atenção nas histórias em quadrinhos. Partindo dessa premissa, o objetivo que norteou este trabalho foi proporcionar aos alunos do 6º ano do ensino fundamental até as séries finais da Escola Municipal Colégio Evangélico Leôncio José de Santana no Município de Mossoró-RN, um convívio estimulante com a leitura e a escrita a partir das histórias em quadrinhos. Esta experiência discute uma metodologia baseada na parceria entre os principais responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem. Através da roda de conversa, decidimos elaborar um projeto pedagógico que agregasse o propósito da leitura e desse gênero textual. Nesse ínterim, propomos uma arrecadação de gibis, com sucessivas leituras, contação de histórias, apresentações teatrais e produções de novos textos sob a mediação de um projeto pedagógico. À proporção que cada etapa da atividade se concretizava, percebíamos o quanto estamos equivocados quando afirmamos que os nossos alunos não gostam de ler. Na verdade, muitas vezes, esse desinteresse pela leitura é resultante do fato de ignorarmos que eles também têm um gosto literário. Portanto, para o êxito deste projeto, levamos em conta o que as experiências e a identidade pessoal de nossa clientela.