HOSPITALIZAÇÃO PEDIÁTRICA E O LÚDICO COMO TÉCNICA DE HUMANIZAÇÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37136 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 718 "inscrito_id" => 1714 "titulo" => "HOSPITALIZAÇÃO PEDIÁTRICA E O LÚDICO COMO TÉCNICA DE HUMANIZAÇÃO" "resumo" => "A permanência no hospital pode ser traumatizante, pois é um ambiente novo, hostil, indiferente à rotina, o que causa sentimentos de angústia, desconforto e, principalmente, medo. Mas, esse receio do hospital pode ser amenizado por meio de ações, que ajudem a desconstruir a representação de hospital construída pela criança. A política de humanização no Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecidas por meio de portarias específicas, tem como objetivo aproximar os trabalhadores da saúde com o usuário, de forma a promover uma atenção à saúde, onde preservar a vida seja o centro da interação na saúde pública. Humanizar é mais do que se reportar ao paciente pelo nome, tratar cordialmente, consiste em ser presente, apoiar, acompanhar. Nesse processo de desconstrução, o lúdico será o remédio para sarar a dor. Contudo, uma hospitalização humanizada contribui para que os danos possam ser os menores possíveis para a criança. Nesse trabalho, a temática é discutida com objetivo de investigar os impactos da internação pediátrica e a contribuição da humanização no contexto hospitalar; bem como a brinquedoteca hospitalar e os possíveis riscos associados ao brincar no hospital. Por meio de uma pesquisa descritiva e bibliográfica a temática foi aprofundada. Conclui-se que o processo da internação pode gerar impactos devastadores na vida de qualquer ser humano, principalmente, tratando-se de crianças. Por isso é importante criar estratégias terapêuticas, a fim de promover o bem-estar e atender às dimensões físicas, psíquicas, culturais, espirituais, sociais e intelectuais, favorecendo a expressão do paciente, possibilitando a humanização e valorização do sujeito inserido no contexto hospitalar (BRASIL, 2005). A criança/paciente não pode ser vista apenas como alguém em busca de um tratamento médico, mas sim como uma pessoa com subjetividade, singularidade e necessita participar do seu processo de adoecimento e cura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "HOSPITALIZAÇÃO PEDIÁTRICA, LÚDICO, HOSPITAL, HUMANIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID1714_03092017171624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO JOSE ARAUJO LIMA" "autor_nome_curto" => "TONNY LIMA" "autor_email" => "antoniojosearaujolima@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37136 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 718 "inscrito_id" => 1714 "titulo" => "HOSPITALIZAÇÃO PEDIÁTRICA E O LÚDICO COMO TÉCNICA DE HUMANIZAÇÃO" "resumo" => "A permanência no hospital pode ser traumatizante, pois é um ambiente novo, hostil, indiferente à rotina, o que causa sentimentos de angústia, desconforto e, principalmente, medo. Mas, esse receio do hospital pode ser amenizado por meio de ações, que ajudem a desconstruir a representação de hospital construída pela criança. A política de humanização no Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecidas por meio de portarias específicas, tem como objetivo aproximar os trabalhadores da saúde com o usuário, de forma a promover uma atenção à saúde, onde preservar a vida seja o centro da interação na saúde pública. Humanizar é mais do que se reportar ao paciente pelo nome, tratar cordialmente, consiste em ser presente, apoiar, acompanhar. Nesse processo de desconstrução, o lúdico será o remédio para sarar a dor. Contudo, uma hospitalização humanizada contribui para que os danos possam ser os menores possíveis para a criança. Nesse trabalho, a temática é discutida com objetivo de investigar os impactos da internação pediátrica e a contribuição da humanização no contexto hospitalar; bem como a brinquedoteca hospitalar e os possíveis riscos associados ao brincar no hospital. Por meio de uma pesquisa descritiva e bibliográfica a temática foi aprofundada. Conclui-se que o processo da internação pode gerar impactos devastadores na vida de qualquer ser humano, principalmente, tratando-se de crianças. Por isso é importante criar estratégias terapêuticas, a fim de promover o bem-estar e atender às dimensões físicas, psíquicas, culturais, espirituais, sociais e intelectuais, favorecendo a expressão do paciente, possibilitando a humanização e valorização do sujeito inserido no contexto hospitalar (BRASIL, 2005). A criança/paciente não pode ser vista apenas como alguém em busca de um tratamento médico, mas sim como uma pessoa com subjetividade, singularidade e necessita participar do seu processo de adoecimento e cura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "HOSPITALIZAÇÃO PEDIÁTRICA, LÚDICO, HOSPITAL, HUMANIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID1714_03092017171624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO JOSE ARAUJO LIMA" "autor_nome_curto" => "TONNY LIMA" "autor_email" => "antoniojosearaujolima@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }