Na contemporaneidade, é papel do professor utilizar metodologias alternativas e interativas, introduzindo problemáticas e abordando contextos da realidade cotidiana, uma vez que as pesquisas no campo da didática apontam resultados mais significativos na aprendizagem. Nesse sentido, diversos profissionais da área de ensino de Ciências têm desenvolvido materiais didáticos alternativos, como maneira de possibilitá-los a possuir instrumentos que os auxiliem em suas práticas pedagógicas. Dentre os diversos métodos utilizados no ensino de Ciências, o uso de modelos vem ganhando espaço no ambiente de aprendizagem por ser acessível aos docentes e facilitar a compreensão dos conteúdos, tornando as aulas mais atraentes de modo a envolver os alunos na construção do seu próprio conhecimento. O objetivo do trabalho foi despertar a curiosidade dos alunos do Master Colégio e Curso, bem como facilitar a compreensão e fixação dos conteúdos relacionados ao sistema respiratório utilizando a modelização como metodologia alternativa. O presente trabalho se caracteriza como uma abordagem qualitativa através da pesquisa-ação e teve como base a proposta educacional dos Três Momentos Pedagógicos conforme os pressupostos de Delizoicov (2005) e Muenchen e Delizoicov (2014). Os dados foram coletados durante intervenções e socializações em um grupo focal (turma selecionada) e participaram das ações educativas 40 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. As atividades foram desenvolvidas de julho a agosto de 2017, em Natal/RN. No Primeiro Momento Pedagógico (Problematização Inicial), foi utilizada uma questão contextualizada e problematizadora, visando sondar os conhecimentos iniciais dos estudantes acerca do sistema respiratório. No Segundo Momento Pedagógico (Organização do Conhecimento), utilizou-se de aulas expositivas e dialógicas, bem como rodas de conversas com auxilio de um retroprojetor. No Terceiro Momento Pedagógico (Aplicação do Conhecimento), a turma foi dividida em grupos (04 a 06 integrantes), e estes foram instruídos a elaborarem modelos didáticos representando os órgãos/estruturas do Sistema respiratório. Durante os momentos de problematização, percebemos que os alunos demonstravam grande curiosidade acerca do tema, sendo verificado através das diversas “colocações de informações” e questionamentos sobre o sistema respiratório. Apesar disso, estas também nos permitiram perceber que os discentes não possuíam muito conhecimento sobre a temática, não compreendendo as funções do sistema, os nomes dos órgãos/estruturas, importância deste para homeostase, e principalmente não conseguiam associa-lo as atividades desenvolvidas pelo próprio organismo. No decorrer da Organização do Conhecimento, verificamos que o interesse dos discentes foi aguçado, intensificando a aprendizagem e a sistematização do conhecimento a respeito do sistema respiratório a partir dos questionamentos/problematização. Durante a aplicação do conhecimento, constatamos a motivação dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado, sendo ratificados mediante a participação deles durante toda a etapa da “construção” dos modelos do tema “temas respiratório”. Os discentes mostraram-se concentrados nas atividades, através disso, pôde-se notar que os recursos e abordagens utilizadas prendeu a atenção dos mesmos e este foi realizado com empenho e interesse. Nesse contexto, verificamos ainda que o uso de metodologias alternativas de ensino com base na abordagem dos três momentos pedagógicos, possibilita aos discentes uma melhor compreensão do tema possibilitando uma formação mais crítica e consciente para construção da cidadania.