CONJUNTOS FUNCIONAIS: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36237 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 1291 "titulo" => "CONJUNTOS FUNCIONAIS: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo objetiva discutir os estudos acerca da afetividade como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem dos educandos, a partir de uma discussão dos conjuntos funcionais em Henri Wallon. Visamos, assim, compreender e problematizar a afetividade e os demais campos funcionais que constituem o sujeito em sua totalidade. Este trabalho nos convida a uma reflexão da teoria walloniana como eixo norteador do estudo dos conjuntos funcionais – afetividade, motricidade e cognição – e se ampara em uma pesquisa bibliográfica, pela qual compreendemos que existe uma significativa necessidade de estudos mais aprofundados da psicogenética walloniana e de suas relações com a educação infantil, seja nos cursos de formação de professores, bem como na prática dos profissionais da educação presentes no ambiente escolar. Compreende-se, assim, que a aprendizagem se dá a partir da integração de ambas as funções exercidas pelo sujeito – afetividade, motricidade e cognição – de modo que uma está implicada na outra e assim sucessivamente, preponderando de acordo com cada etapa de desenvolvimento. Diante disso, é papel do professor conhecer cada estágio que perpassa a evolução dos sujeitos, ao ponto que poderão melhor desenvolver as potencialidades dos seus educandos, fazendo com que ambos atribuam significado ao que é apreendido em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "CONJUNTOS FUNCIONAIS, INTEGRAÇÃO AFETIVA-COGNITIVA-MOTORA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID1291_20062017133519.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA THAÍS DE OLIVEIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "THAÍS OLIVEIRA" "autor_email" => "taholiveira.thais@gmail.c" "autor_ies" => "NOVA FACULDADE (NF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36237 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 1291 "titulo" => "CONJUNTOS FUNCIONAIS: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo objetiva discutir os estudos acerca da afetividade como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem dos educandos, a partir de uma discussão dos conjuntos funcionais em Henri Wallon. Visamos, assim, compreender e problematizar a afetividade e os demais campos funcionais que constituem o sujeito em sua totalidade. Este trabalho nos convida a uma reflexão da teoria walloniana como eixo norteador do estudo dos conjuntos funcionais – afetividade, motricidade e cognição – e se ampara em uma pesquisa bibliográfica, pela qual compreendemos que existe uma significativa necessidade de estudos mais aprofundados da psicogenética walloniana e de suas relações com a educação infantil, seja nos cursos de formação de professores, bem como na prática dos profissionais da educação presentes no ambiente escolar. Compreende-se, assim, que a aprendizagem se dá a partir da integração de ambas as funções exercidas pelo sujeito – afetividade, motricidade e cognição – de modo que uma está implicada na outra e assim sucessivamente, preponderando de acordo com cada etapa de desenvolvimento. Diante disso, é papel do professor conhecer cada estágio que perpassa a evolução dos sujeitos, ao ponto que poderão melhor desenvolver as potencialidades dos seus educandos, fazendo com que ambos atribuam significado ao que é apreendido em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => "CONJUNTOS FUNCIONAIS, INTEGRAÇÃO AFETIVA-COGNITIVA-MOTORA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA18_ID1291_20062017133519.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA THAÍS DE OLIVEIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "THAÍS OLIVEIRA" "autor_email" => "taholiveira.thais@gmail.c" "autor_ies" => "NOVA FACULDADE (NF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }