O desenvolvimento das habilidades de leitura, a priori, tem seu cerne no trabalho pedagógico proposto pela escola. Nela, a sociedade de modo geral, espera que as crianças e adolescentes desenvolvam a capacidade de “ler o que está escrito”, muitas vezes interpretada como habilidade suficiente para os pais, mas que não atende às demandas sociais, em menor expectativa, não corresponde as exigências impostas pelos sistemas educacionais. Enquanto elemento fundamental para a formação humana, a leitura não apenas deve ser vista como mero instrumento decodificador de códigos e símbolos criados para a convivência em sociedade, além desta visão, se constitui como elemento transformador de práticas sociais á medida que promove a interação dos sujeitos, enfatizando sua natureza dialógica. Neste caminho, este estudo caracteriza-se como parte de uma pesquisa de projeto para o doutorado, objetivando compreender as contribuições dos instrumentos utilizados na prática docente para o desenvolvimento da compreensão e interpretação textual a partir das políticas de ensino da rede municipal do Recife. O trabalho pedagógico por meio de projetos ocupa importante lugar dentro das políticas educacionais e a utilização de materiais no preparo dos estudantes para avaliações externas propostas pelo Saeb, torna-se parte desta política de ensino. Desse modo, analisamos o material intitulado Aprova Brasil utilizado em turmas do 5º ano em instituição municipal de ensino durante o primeiro semestre de 2017, verificando as possíveis contribuições propostas. Consideramos os entraves oriundos de uma formação leitora ineficiente como importante discussão a ser considerada dentro das práticas escolares, nas formações iniciais e continuadas e consequentemente na prática docente, tendo em vista seu caráter não apenas curricular, mas de formação humana.