Tradicionalmente, o ensino tem sido ministrado de modo que a teoria seja apresentada antes do problema que a originou, através da experimentação, essa sequência pode ser invertida o fenômeno é apresentado antes da teoria que o explica. O ensino de Ciências requer a utilização de práticas, de aulas cada vez mais criativas e principalmente aulas que relacionem o conteúdo com a realidade e o cotidiano do educando e, levando em conta que as ações de hoje estão intrinsicamente ligadas com o que acontece no futuro, e por isso o saber científico deve ser difundido entre os alunos com menos idade. Nessa perspectiva a construção de um terrário, se torna um método de conciliar a prática e teoria no ensino de ciências, além da abordagem do conteúdo, metodologia de construção do terrário, aborda-se temas transversais, como a importância da conservação dos diversos ecossistemas, manutenção da qualidade de vida, pois um terrário é um microambiente onde há a simulação de um ecossistema. Diante disso, o trabalho visou a confecção de um terrário com alunos do ensino fundamental da rede pública, a fim de conciliar teoria e prática para o aperfeiçoamento do ensino de ciências. A pesquisa ocorreu mediante a um estudo de caso por meio de questionários diretos e confecção de um terrário com alunos do 9° do ensino fundamental. No decorrer das etapas do estudo, os dados foram descritos de forma quantitativa. A pesquisa sinalizou que existe uma grande necessidade da inserção de aulas práticas no ensino de ciências, e que a prática facilitou o aprendizado dos alunos envolvidos no estudo. Nesse sentido, a confecção do terrário, mostrou-se uma ferramenta plausível, pois possibilitou aos alunos uma postura crítica-reflexiva em relação aos temas abordados em sala de aula com os acontecimentos do dia-a-dia.