Quando se fala de esporte na escola, logo pensamentos nas práticas dos esportes coletivos, jogos escolares e competições. Porém devemos saber distinguir o esporte DA e NA escola, para que possamos atingir os objetivos das nossas aulas pautados na formação ideal e adequada para cada contexto e objetivo. Estimular o esporte de forma saudável traz benefícios socioculturais, mesmo que de formas pedagógicas diferentes. Os profissionais de educação física devem encarar o esporte com a mesma importância tanto para a formação mais técnica e desportivas quanto para o fomento educacional nas aulas de Educação Física. Nessas perspectivas buscamos com esse estudo analisar a participação dos alunos nas aulas práticas de Educação Física escola na cidade de Icó – Ceará, bem como verificar quais os conteúdos já vivenciado por eles nas aulas. Para que assim possamos perceber como o esporte é trabalhado no âmbito educacional frente às novas concepções desse fenômeno social cultural, o qual tem um forte potencial para o desenvolvimento dos escolares. O estudo foi idealizado no contexto quantitativo, descritivo exploratório, dissertativo e de campo. A população deste estudo foi composta por escolares do ensino fundamental da cidade de Icó, Ceará. A amostra consistiu em (n=99) escolares, sendo (n=46) do sexo Feminino e (n=53) do sexo masculino. A seleção da amostra para participação na pesquisa foi realizado por meio das amostragens não probabilísticas por conveniência e intencional. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores, abordando sobre a participação dos escolares nas aulas de Educação Física. Após analise foi possível perceber que (39%) da amostra não participa das aulas práticas de Educação Física na escola e que apenas (27%) dos escolares participam frequentemente as aulas práticas. E o principal motivo da não participação para os escolares é porque as aulas são sempre as mesmas representando 50% da amostra. É possível perceber que uma grande parte dos escolares não participa das aulas prática de Educação Física, não só por conta dos conteúdos serem de esportes, mas, por questões metodológicas da visão desse conteúdo. Assim não devemos hoje ver o esporte apenas como prática para o desenvolvimento de habilidades e formação de atletas, mas também, com uma pratica que possibilita o desenvolvimento do sujeito na atual sociedade como o esporte participação e o esporte educação.