Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA APLICADAS AO ENEM NA MODALIDADE EAD – RELATO DE CASO

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38317
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1713
    "inscrito_id" => 3424
    "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA APLICADAS AO ENEM NA MODALIDADE EAD – RELATO DE CASO"
    "resumo" => "O laboratório de física possui uma grande importância no cenário educacional por constituir um ambiente de aprendizagem, onde através de experiências concretas o aprendizado se torna mais fácil e elaborado. Mas de nada adianta um laboratório equipado se não houver um profissional capacitado para repassar estes conhecimentos, daí a necessidade de uma formação laboratorial para professores desta área. O trabalho em questão é um relato do curso de Práticas Experimentais de Física Aplicadas ao Enem oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Ceará (CED) na modalidade a distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVACED) no período de 6 de abril a 8 de junho de 2017. O curso teve o intuito de desenvolver práticas pedagógicas que podem ser utilizadas nos laboratórios de Física das Escolas Públicas Estaduais, para que haja uma atuação condizente com as normas de segurança na utilização do ambiente, onde os cursistas tiveram oportunidades de construir conhecimento sobre as temáticas abordadas, estruturar o planejamento das atividades afins e proporcionar possibilidades e viabilização de incumbências do Laboratório nas Escolas, contextualizando tais práticas com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O material trabalhado também abordou a construção de experimentos de Física com material de baixo custo e a utilização de softwares pedagógicos de simulações interativas como o Physics Education Technology (PhET). Este curso disponibilizou 356 vagas sendo estas direcionadas a professores da rede pública de ensino do Estado do Ceará, teve carga horária de 120 hs e atendeu a todas as 21 Coordenadorias Regionais de Educação (CREDEs) do Estado do Ceará."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID3424_11092017094133.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA TEIXEIRA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA CASTRO"
    "autor_email" => "maarytdc2@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38317
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1713
    "inscrito_id" => 3424
    "titulo" => "PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA APLICADAS AO ENEM NA MODALIDADE EAD – RELATO DE CASO"
    "resumo" => "O laboratório de física possui uma grande importância no cenário educacional por constituir um ambiente de aprendizagem, onde através de experiências concretas o aprendizado se torna mais fácil e elaborado. Mas de nada adianta um laboratório equipado se não houver um profissional capacitado para repassar estes conhecimentos, daí a necessidade de uma formação laboratorial para professores desta área. O trabalho em questão é um relato do curso de Práticas Experimentais de Física Aplicadas ao Enem oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Ceará (CED) na modalidade a distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVACED) no período de 6 de abril a 8 de junho de 2017. O curso teve o intuito de desenvolver práticas pedagógicas que podem ser utilizadas nos laboratórios de Física das Escolas Públicas Estaduais, para que haja uma atuação condizente com as normas de segurança na utilização do ambiente, onde os cursistas tiveram oportunidades de construir conhecimento sobre as temáticas abordadas, estruturar o planejamento das atividades afins e proporcionar possibilidades e viabilização de incumbências do Laboratório nas Escolas, contextualizando tais práticas com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O material trabalhado também abordou a construção de experimentos de Física com material de baixo custo e a utilização de softwares pedagógicos de simulações interativas como o Physics Education Technology (PhET). Este curso disponibilizou 356 vagas sendo estas direcionadas a professores da rede pública de ensino do Estado do Ceará, teve carga horária de 120 hs e atendeu a todas as 21 Coordenadorias Regionais de Educação (CREDEs) do Estado do Ceará."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID3424_11092017094133.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA TEIXEIRA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA CASTRO"
    "autor_email" => "maarytdc2@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O laboratório de física possui uma grande importância no cenário educacional por constituir um ambiente de aprendizagem, onde através de experiências concretas o aprendizado se torna mais fácil e elaborado. Mas de nada adianta um laboratório equipado se não houver um profissional capacitado para repassar estes conhecimentos, daí a necessidade de uma formação laboratorial para professores desta área. O trabalho em questão é um relato do curso de Práticas Experimentais de Física Aplicadas ao Enem oferecido pelo Centro de Educação a Distância do Ceará (CED) na modalidade a distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVACED) no período de 6 de abril a 8 de junho de 2017. O curso teve o intuito de desenvolver práticas pedagógicas que podem ser utilizadas nos laboratórios de Física das Escolas Públicas Estaduais, para que haja uma atuação condizente com as normas de segurança na utilização do ambiente, onde os cursistas tiveram oportunidades de construir conhecimento sobre as temáticas abordadas, estruturar o planejamento das atividades afins e proporcionar possibilidades e viabilização de incumbências do Laboratório nas Escolas, contextualizando tais práticas com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O material trabalhado também abordou a construção de experimentos de Física com material de baixo custo e a utilização de softwares pedagógicos de simulações interativas como o Physics Education Technology (PhET). Este curso disponibilizou 356 vagas sendo estas direcionadas a professores da rede pública de ensino do Estado do Ceará, teve carga horária de 120 hs e atendeu a todas as 21 Coordenadorias Regionais de Educação (CREDEs) do Estado do Ceará.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.