O presente trabalho teve como objetivo analisar um questionário utilizado como instrumento de coleta de dados em uma pesquisa de mestrado em andamento. Analisando duas questões que tem como foco abordar as características dos quadriláteros, foram realizadas duas análises prévias. A primeira análise com um foco nas possíveis respostas que poderiam serem apresentadas pelos estudantes, sem a utilização de nenhum embasamento teórico. A segunda análise prévia realizada adotou como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD proposta por Yves Chevallard. Baseado nessa teoria, realizou-se uma análise praxeológica das atividades propostas no questionário. Os resultados obtidos por meio da análise à luz da TAD foram comparados com a análise prévia que teve como foco o mesmo instrumento de coleta de dados, mas que não utilizou essa teoria como embasamento. Como resultados das análises pode-se destacar que a análise sem a utilização da TAD ofereceu ótimos indícios e aportes para se identificar possíveis respostas apresentadas ao responder as questões sobre os quadriláteros. Já a análise sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático apresenta elementos para melhor compreender o que está sendo solicitado na questão e quais as ações que devem ser realizadas pelo estudante ao tentar solucionar o que estão sendo proposto. Ao comparar as duas análises foi possível identificar que ambas se complementam e apresentam elementos importantes para melhor compreender o questionário e as possíveis respostas apresentadas. Com isso, acredita-se que para uma análise mais detalhada de questões a serem utilizadas em uma pesquisa como um instrumento de coleta é imprescindível analisar tanto as características relacionadas com a estrutura da questão, quanto uma análise das possíveis variações de respostas para cada situação.