Os seres humanos estão constantemente estabelecendo relações com o meio ambiente através das suas ações executadas em seu cotidiano. É corriqueiro no cenário cultural brasileiro, as pessoas fazerem o descarte do lixo de forma irregular e isso expressa o quanto a sociedade necessita estabelecer uma conscientização, de forma que possam desenvolver práticas de caráter ecológico. A educação é uma ferramenta de mudança social que pode estimular a formação de novos costumes que privem atos que gerem impactos negativos para o ambiente. A inclusão da educação ambiental no perfil curricular dos alunos é uma alternativa de inserir conceitos voltados para a temática de forma que os mesmos tenham participação ativa no processo com o auxilio de professores orientadores. As práticas ecológicas podem ser feitas através de palestras, oficinas e atividades complementares, de forma que, a participação seja primordial e todo o processo seja interdisciplinar. Com isso, os alunos começam a desenvolver habilidades de melhor aproveitamento ambiental, conhecimentos específicos que envolvem preservação, conservação e entendimento amplo sobre a biodiversidade. A partir dos conceitos adquiridos sobre o assunto, as ações ecológicas e ambientais podem se estender para os costumes e atos realizados no cotidiano; com essa perspectiva, os alunos podem informar melhor seus pais e pessoas de convivência próxima, sobre a importância das interações dos seres humanos com o ambiente e as possíveis consequências quando suas práticas são feitas de maneira inadequada. De acordo com os fatos apresentados, o conhecimento sobre a educação ambiental é potencializado de acordo com a participação dos alunos nas práticas e intervenções no âmbito educativo que pode se estender para o social quando os mesmos passam a estimular a renovação de hábitos em outras pessoas.