Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS REPRESENTAÇÕES DO “EU DOCENTE” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: COMO OS(AS) DOCENTES SE PERCEBEM

Palavra-chaves: IDENTIDADE DOCENTE, AUTOIMAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35964
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1820
    "inscrito_id" => 366
    "titulo" => "AS REPRESENTAÇÕES DO “EU DOCENTE” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: COMO OS(AS) DOCENTES SE PERCEBEM"
    "resumo" => "Sabe-se que quando se fala em identidade, identidade docente e autoimagem nos vem em mente algo que se é construído com o tempo, através de vivências e experiências, pessoais e profissionais que passamos ao longo de nossas vidas. Diante disso o presente trabalho tem por objetivo analisar como se dá a construção da identidade docente de professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como estes professores e professoras se vêem. A pesquisa foi realizada com duas professoras e um professor de três escolas pertencentes à rede pública estadual dos Municípios de Remígio e Areia – PB respectivamente, tendo como fonte de obtenção dos dados uma entrevista individual e a realização de um grupo focal, em ambos os casos foi utilizado o método de foto-elicitação. De acordo com os dados obtidos foi possível notar como os docentes se autopercebem em relação a sua identidade docente e como essa percepção é construída. Foi perceptível também ver como os(as) professores(as) se sentem em relação a modalidade EJA como também ao ensino regular. Diante disso pode-se concluir que alguns dos(as) entrevistados(as) se sentem bastante a vontade em lecionar tanto no ensino regular como na EJA, e teve aqueles(as) que não se sentiam bem em lecionar na modalidade EJA, que se via apenas ensinando a uma turma, ou seja, se sentia bem em ensinar apenas no ensino médio regular. Conclui-se também que as suas vivencias e experiências na sala de aula serviram de instrumento para a construção de sua identidade docente como também na construção de suas autoimagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, AUTOIMAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID366_11092017125441.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLIANE MEDEIROS DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "KELLY LIMA"
    "autor_email" => "kmlkellimedeiros2009@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35964
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1820
    "inscrito_id" => 366
    "titulo" => "AS REPRESENTAÇÕES DO “EU DOCENTE” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: COMO OS(AS) DOCENTES SE PERCEBEM"
    "resumo" => "Sabe-se que quando se fala em identidade, identidade docente e autoimagem nos vem em mente algo que se é construído com o tempo, através de vivências e experiências, pessoais e profissionais que passamos ao longo de nossas vidas. Diante disso o presente trabalho tem por objetivo analisar como se dá a construção da identidade docente de professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como estes professores e professoras se vêem. A pesquisa foi realizada com duas professoras e um professor de três escolas pertencentes à rede pública estadual dos Municípios de Remígio e Areia – PB respectivamente, tendo como fonte de obtenção dos dados uma entrevista individual e a realização de um grupo focal, em ambos os casos foi utilizado o método de foto-elicitação. De acordo com os dados obtidos foi possível notar como os docentes se autopercebem em relação a sua identidade docente e como essa percepção é construída. Foi perceptível também ver como os(as) professores(as) se sentem em relação a modalidade EJA como também ao ensino regular. Diante disso pode-se concluir que alguns dos(as) entrevistados(as) se sentem bastante a vontade em lecionar tanto no ensino regular como na EJA, e teve aqueles(as) que não se sentiam bem em lecionar na modalidade EJA, que se via apenas ensinando a uma turma, ou seja, se sentia bem em ensinar apenas no ensino médio regular. Conclui-se também que as suas vivencias e experiências na sala de aula serviram de instrumento para a construção de sua identidade docente como também na construção de suas autoimagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, AUTOIMAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA12_ID366_11092017125441.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLIANE MEDEIROS DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "KELLY LIMA"
    "autor_email" => "kmlkellimedeiros2009@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Sabe-se que quando se fala em identidade, identidade docente e autoimagem nos vem em mente algo que se é construído com o tempo, através de vivências e experiências, pessoais e profissionais que passamos ao longo de nossas vidas. Diante disso o presente trabalho tem por objetivo analisar como se dá a construção da identidade docente de professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como estes professores e professoras se vêem. A pesquisa foi realizada com duas professoras e um professor de três escolas pertencentes à rede pública estadual dos Municípios de Remígio e Areia – PB respectivamente, tendo como fonte de obtenção dos dados uma entrevista individual e a realização de um grupo focal, em ambos os casos foi utilizado o método de foto-elicitação. De acordo com os dados obtidos foi possível notar como os docentes se autopercebem em relação a sua identidade docente e como essa percepção é construída. Foi perceptível também ver como os(as) professores(as) se sentem em relação a modalidade EJA como também ao ensino regular. Diante disso pode-se concluir que alguns dos(as) entrevistados(as) se sentem bastante a vontade em lecionar tanto no ensino regular como na EJA, e teve aqueles(as) que não se sentiam bem em lecionar na modalidade EJA, que se via apenas ensinando a uma turma, ou seja, se sentia bem em ensinar apenas no ensino médio regular. Conclui-se também que as suas vivencias e experiências na sala de aula serviram de instrumento para a construção de sua identidade docente como também na construção de suas autoimagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.