Neste trabalho, busca-se uma investigação sobre o modo como os modelos são utilizados nos livros didáticos do ensino médio na abordagem de Química Quântica, tomando-se como objeto de estudo da Teoria de Planck sobre a quantização de energia, geralmente associada pelos livros didáticos ao modelo atômico de Bhor. Esses livros utilizam de constantes como um “número mágico” que deve ser utilizado para resolver problemas, mas não se aborda os estudos utilizados, as equações que proveram de tal resultado e a teoria por traz dos modelos estudados, nem o seu real significado científico, relevante para o contexto que está em estudo. Neste sentido, se objetivou investigar o modo de abordagem dos livros didáticos de química do ensino médio sobre o conteúdo relacionado à Teoria de Planck, enfocando-se em três pontos: se o livro utiliza a Teoria de Planck, se está utilizando modelos para abordar o conteúdo, e quais modelos estão sendo usados. Além de investigar a eficácia dos modelos adotados pelos livros analisados, relacionados à Teoria de Planck. Ao longo da pesquisa percebeu-se o constante uso de representações abstratas, que promovem uma série de dificuldades em assimilar o conteúdo com os conhecimentos prévios dos estudantes que são alguns obstáculos a serem vencidos pelos professores de ciências, essas dificuldades são encontradas ao se trabalhar com o modelo do tipo heurístico, que dificulta o processo ensino/aprendizagem. Isso se dá pelo fato deste modelo possuir a característica marcante da representação, que no caso especial desta pesquisa foi utilizado ao se trabalhar o modelo atômico de Bohr.