O artigo discute os impactos do curso de pedagogia do Plano Nacional de Formação de
Professores da Educação Básica- PARFOR/UNEB – na adoção de novas posturas e metodologias, no
ensino história, admitidas pelos pedagogos, da rede municipal de ensino de Alagoinhas- BA. O
interesse pela pesquisa está diretamente relacionado a minha experiência como docente/ formadora
desses professores. Ministrando os componentes curriculares Ensino de História I e II e Oficinas de
ensino na área específica, no município, ficou evidente o desconhecimento sobre conceitos históricos e
a importância dessa área de conhecimento enquanto disciplina escolar. Os depoimentos dos
professores/estudantes, sujeitos da pesquisa, durante as aulas, em relação aos desafios para ensinar
História; a aversão dos estudantes à disciplina; as dificuldades dos pedagogos para se apropriarem de
conceitos próprios das ciências humanas e entender as relações sociais; as dificuldade para selecionar
e organizar os conteúdos, assim como, a questão das experiências vividas pela humanidade no tempo -
espaço nos levou às seguintes questões: como esses professores/pedagogos entendem e ensinam
História? Em que medida a Formação inicial auxiliou a práxis desses profissionais ao que tange ao
processo de ensino-aprendizagem de História? Ocorreu realmente o desenvolvimento de um
conhecimento histórico escolar? As informações socializadas foram coletadas durante um ano,
utilizando o método de pesquisa qualitativa. Através de entrevistas, observação participante e análise
de documentos como os planejamentos e as sequências didáticas discutimos a Formação e os saberes
históricos mobilizados em sala de aula pelos pedagogos (as) no curso de Pedagogia do –PARFOR- da
cidade de Alagoinhas ao lecionar história.