Este estudo é resultado de uma pesquisa que objetivou a verificação da realidade atual da formação docente pela oferta do Programa dos Mestrados Profissionais em Rede Nacional para a formação continuada dos professores da Educação Básica. A pesquisa focou o programa de formação continuada de professores da Educação Básica, regulado pela CAPES, no âmbito das diretrizes e metas estabelecidas no PNE (2014-2024) que contempla, dentre outros aspectos, a melhoria da qualidade da educação e a valorização dos profissionais da educação. O Programa é desenvolvido através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que visa interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, possibilitando a formação continuada daqueles profissionais nas diversas regiões do país. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental em sites e relatórios dos sujeitos e atores envolvidos. Como campo de investigação, foi utilizado o cenário atual dos cursos do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ProFis), coordenados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Sociedade Brasileira de Física, respectivamente. Esses cursos foram escolhidos por serem os programas mais antigos em atividade e, portanto, passíveis de fornecerem dados que garantam a solidez e tempo de funcionamento necessários à análise proposta. A proposta do trabalho espera contribuir com a ampla discussão sobre a valorização docente em um cenário nacional crítico no que se refere ao tema Educação Básica no Brasil.