Considerando o fato de que o ensino de língua portuguesa na educação básica ainda continua voltado a métodos tradicionais, tornou-se indispensável, nos cursos de licenciatura, em especial nos estágios supervisionados, elaborar e desenvolver propostas que priorizem o trabalho com gêneros textuais e literários na sala de aula, como tem sido a orientação dos documentos oficiais (PCN, 1997). Diante disso, foi elaborado um plano de atividades com foco nos gêneros textuais/literários para uma turma do 8º ano do ensino fundamental II, numa escola pública na cidade de Campina Grande/PB, nos meses de Abril e Maio do ano corrente (2017). Baseado nesse fato, o presente artigo abordará experiências vivenciadas durante esta intervenção do Estágio Supervisionado II, no Curso de Letras-Português, da Universidade Estadual da Paraíba. Desenvolvemos nesse período a temática intitulada “Desigualdade social: uma realidade histórica”, que foi subdividida em três subtemáticas: a desigualdade social racial; desigualdade social de gênero e desigualdade social na escola. A partir do tema proposto, escolhemos gêneros textuais e literários diversificados para trabalhá-la com os alunos. Entendendo que o adolescente passa por transformações sociais, procuramos adaptar as nossas atividades a uma realidade próxima do alunado, relacionando-as às práticas sociais das quais eles participam, e escolhendo uma maneira dinâmica e lúdica para desenvolver a temática na sala de aula. Neste estudo, iremos apresentar a experiência desenvolvida em sala com alguns gêneros textuais e literários, inspirada nas contribuições de FERREIRA (1970); ALVES FILHO (2011), dentre outros.