Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DO ESTUDO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIAS DE APRENDIZAGEM, PRÁTICAS DOCENTES Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38753
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4533
    "inscrito_id" => 2788
    "titulo" => "UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DO ESTUDO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O estudo das Teorias de Aprendizagem tem sido foco de discussão de grandes estudiosos da área de educação. Conhecer essas teorias e atentar para a sua importância no processo de formação docente é um grande desafio, tendo em vista que, em alguns cursos de licenciatura as disciplinas em que essas teorias são abordadas ou são ministradas nos períodos finais do curso, desfavorecendo o diálogo entre essas teorias e os demais componentes pedagógicos ofertados ou são apresentadas como componentes eletivos, ficando optativa na formação acadêmica. Objetivando levantar as visões dos licenciandos da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte sobre essas teorias de aprendizagem, aplicou-se um questionário diagnóstico, a partir do qual se observou que embora grande parte dos alunos acredite ser importante ter conhecimento acerca das teorias de aprendizagem para sua formação acadêmica, apresentam justificativas confusas, evasivas e não relacionadas com a organização do trabalho pedagógico enquanto fazer docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIAS DE APRENDIZAGEM, PRÁTICAS DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID2788_16102017223739.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO NUNES DE BARROS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO NUNES"
    "autor_email" => "thiago.nunes446@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38753
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4533
    "inscrito_id" => 2788
    "titulo" => "UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DO ESTUDO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O estudo das Teorias de Aprendizagem tem sido foco de discussão de grandes estudiosos da área de educação. Conhecer essas teorias e atentar para a sua importância no processo de formação docente é um grande desafio, tendo em vista que, em alguns cursos de licenciatura as disciplinas em que essas teorias são abordadas ou são ministradas nos períodos finais do curso, desfavorecendo o diálogo entre essas teorias e os demais componentes pedagógicos ofertados ou são apresentadas como componentes eletivos, ficando optativa na formação acadêmica. Objetivando levantar as visões dos licenciandos da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte sobre essas teorias de aprendizagem, aplicou-se um questionário diagnóstico, a partir do qual se observou que embora grande parte dos alunos acredite ser importante ter conhecimento acerca das teorias de aprendizagem para sua formação acadêmica, apresentam justificativas confusas, evasivas e não relacionadas com a organização do trabalho pedagógico enquanto fazer docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIAS DE APRENDIZAGEM, PRÁTICAS DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID2788_16102017223739.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO NUNES DE BARROS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO NUNES"
    "autor_email" => "thiago.nunes446@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estudo das Teorias de Aprendizagem tem sido foco de discussão de grandes estudiosos da área de educação. Conhecer essas teorias e atentar para a sua importância no processo de formação docente é um grande desafio, tendo em vista que, em alguns cursos de licenciatura as disciplinas em que essas teorias são abordadas ou são ministradas nos períodos finais do curso, desfavorecendo o diálogo entre essas teorias e os demais componentes pedagógicos ofertados ou são apresentadas como componentes eletivos, ficando optativa na formação acadêmica. Objetivando levantar as visões dos licenciandos da Universidade de Pernambuco Campus Mata Norte sobre essas teorias de aprendizagem, aplicou-se um questionário diagnóstico, a partir do qual se observou que embora grande parte dos alunos acredite ser importante ter conhecimento acerca das teorias de aprendizagem para sua formação acadêmica, apresentam justificativas confusas, evasivas e não relacionadas com a organização do trabalho pedagógico enquanto fazer docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.