Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGOGICAS C0M NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL VISANDO O PROCESSO DE ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ESCOLA PÚBLICA, TECNOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM. Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38320
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2459
    "inscrito_id" => 8024
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGOGICAS C0M NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL VISANDO O PROCESSO DE ENSINO E DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O texto apresenta reflexões de uma pesquisa de campo (CHIZZOTTI, 1995), numa escola pública da região metropolitana do Recife, buscando “identificar se os professores que atuam em escola púbica estão usando as tecnologias disponíveis na escola e verificar as formas de uso na prática docente”. A pesquisa lançou mão de entrevistas e observações de aulas, com o foco da abordagem qualitativa. Baseamos nos autores: Freire (2007) ao considerar o aluno como mentor de sua própria aprendizagem; Moran, Masseto, Behrens (2009); Demo (2006); e Mercado (2008) ao descreverem sobre os recursos tecnológicos no contexto do ensino. Como resultados, assinalamos que os docentes utilizam as ferramentas disponíveis na escola, todavia, de forma tímida, sem muita inovação e sem inserir nos planejamentos de ensino. Portanto, ver-se a necessidade de maior empenho de todos os que fazem o processo educativo, primando que o docente conheça mais as potencialidades das tecnologias disponíveis nas escolas, para saber como melhor usá-las nas práticas educativas, visualizando ampliar as possibilidades de ensino mais contextualizado e empolgante, para obter melhores resultados na formação dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA PÚBLICA, TECNOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID8024_11092017233754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETH KELLY CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETH"
    "autor_email" => "elizabethdapaz@yahoo.com."
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38320
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2459
    "inscrito_id" => 8024
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGOGICAS C0M NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL VISANDO O PROCESSO DE ENSINO E DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O texto apresenta reflexões de uma pesquisa de campo (CHIZZOTTI, 1995), numa escola pública da região metropolitana do Recife, buscando “identificar se os professores que atuam em escola púbica estão usando as tecnologias disponíveis na escola e verificar as formas de uso na prática docente”. A pesquisa lançou mão de entrevistas e observações de aulas, com o foco da abordagem qualitativa. Baseamos nos autores: Freire (2007) ao considerar o aluno como mentor de sua própria aprendizagem; Moran, Masseto, Behrens (2009); Demo (2006); e Mercado (2008) ao descreverem sobre os recursos tecnológicos no contexto do ensino. Como resultados, assinalamos que os docentes utilizam as ferramentas disponíveis na escola, todavia, de forma tímida, sem muita inovação e sem inserir nos planejamentos de ensino. Portanto, ver-se a necessidade de maior empenho de todos os que fazem o processo educativo, primando que o docente conheça mais as potencialidades das tecnologias disponíveis nas escolas, para saber como melhor usá-las nas práticas educativas, visualizando ampliar as possibilidades de ensino mais contextualizado e empolgante, para obter melhores resultados na formação dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ESCOLA PÚBLICA, TECNOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID8024_11092017233754.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETH KELLY CORREIA"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETH"
    "autor_email" => "elizabethdapaz@yahoo.com."
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O texto apresenta reflexões de uma pesquisa de campo (CHIZZOTTI, 1995), numa escola pública da região metropolitana do Recife, buscando “identificar se os professores que atuam em escola púbica estão usando as tecnologias disponíveis na escola e verificar as formas de uso na prática docente”. A pesquisa lançou mão de entrevistas e observações de aulas, com o foco da abordagem qualitativa. Baseamos nos autores: Freire (2007) ao considerar o aluno como mentor de sua própria aprendizagem; Moran, Masseto, Behrens (2009); Demo (2006); e Mercado (2008) ao descreverem sobre os recursos tecnológicos no contexto do ensino. Como resultados, assinalamos que os docentes utilizam as ferramentas disponíveis na escola, todavia, de forma tímida, sem muita inovação e sem inserir nos planejamentos de ensino. Portanto, ver-se a necessidade de maior empenho de todos os que fazem o processo educativo, primando que o docente conheça mais as potencialidades das tecnologias disponíveis nas escolas, para saber como melhor usá-las nas práticas educativas, visualizando ampliar as possibilidades de ensino mais contextualizado e empolgante, para obter melhores resultados na formação dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.