O texto apresenta reflexões de uma pesquisa de campo (CHIZZOTTI, 1995), numa escola pública da região metropolitana do Recife, buscando “identificar se os professores que atuam em escola púbica estão usando as tecnologias disponíveis na escola e verificar as formas de uso na prática docente”. A pesquisa lançou mão de entrevistas e observações de aulas, com o foco da abordagem qualitativa. Baseamos nos autores: Freire (2007) ao considerar o aluno como mentor de sua própria aprendizagem; Moran, Masseto, Behrens (2009); Demo (2006); e Mercado (2008) ao descreverem sobre os recursos tecnológicos no contexto do ensino. Como resultados, assinalamos que os docentes utilizam as ferramentas disponíveis na escola, todavia, de forma tímida, sem muita inovação e sem inserir nos planejamentos de ensino. Portanto, ver-se a necessidade de maior empenho de todos os que fazem o processo educativo, primando que o docente conheça mais as potencialidades das tecnologias disponíveis nas escolas, para saber como melhor usá-las nas práticas educativas, visualizando ampliar as possibilidades de ensino mais contextualizado e empolgante, para obter melhores resultados na formação dos alunos.