O livro didático é um dos recursos mais utilizados nos processos de ensino e aprendizagem e consiste em um material de suma importância em sala de aula. Por conta disso, a análise de livros didáticos é escopo de muitas pesquisas. Tendo em vista a importância desse recurso, o presente trabalho teve como objetivo analisar o conteúdo relacionado ao mosquito Aedes aegypti presente em algumas coleções de livros de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental indicados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017. A escolha do tema se justificou pela importância de sua abordagem em sala de aula, visto que as doenças veiculadas pelo A. aegypti representam riscos à saúde pública, dessa forma, as informações presentes em materiais educativos precisam estar adequadas. Ao todo, foram analisados 36 livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental que pertencem a 9 coleções, sendo eles avaliados conforme os seguintes critérios: 1) contexto em que o conteúdo se insere nos livros; 2) estrutura e formatação; 3) conteúdo; 4) linguagem; e 5) ilustrações. Na análise dos dados, verificamos que o conteúdo referente ao mosquito é mais frequente em livros de 6º e 7º ano, nos quais encontra-se relacionado, respectivamente, ao estudo das doenças transmitidas pelo contato com água contaminada e a doenças causadas por vírus. O conteúdo se apresenta de forma bastante sucinta na maioria dos livros, onde é dado ênfase a explicações da sintomatologia das doenças veiculadas pelo mosquito em detrimento de informações que articulam o controle do vetor a seu ciclo de vida. Mesmo diante dessas constatações, consideramos que o conteúdo presente nos livros didáticos pode servir de apoio para a sensibilização quanto à temática nas escolas, sendo responsabilidade do professor buscar fontes adicionais para complementar os conhecimentos fornecidos.