Esse estudo teve como objetivo a compreensão da organização familiar e as implicações no processo de escolarização de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem. As informações foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas com uma professora e um pai de aluno, em uma escola pública na cidade de Pocinhos- PB. Assim proporcionou a verificação das relações familiares que ocasionam dificuldades visível na aprendizagem. Notamos que várias pesquisas têm sido dedicadas ao entendimento das causas do fracasso escolar ao longo do tempo. Entre as causas apontadas, em geral, percebemos a influência da origem social, da prática pedagógica do professor sobre o padrão de estímulo intelectual e afetivo das crianças. Porém, a relação existente entre a família e os processos de aprendizagem não aparece claramente nesses estudos. A aprendizagem está ligada à ação social. A orientação educacional é vital para as pessoas, tanto nas instituições de ensino quanto nas famílias. Pode-se pensar que, a aprendizagem e o desempenho escolar dependem, primeiramente, da inter-relação familiar e da base como na educação infantil que a criança desenvolve-se em todos os aspectos, posteriormente, da relação professor-aluno. Se antes as escolas e famílias tinham objetivos que aparentemente não se relacionavam, agora está claro que para uma aprendizagem de qualidade a família e escola precisam ter objetivos comuns. O processo de aprendizagem e de desenvolvimento inclui o pensar, o agir, o sentir e o falar,assim compreendemos que é clara a necessidade de ambas escola e família andarem na mesma direção para que juntas possam compreender os porquês da não aprendizagem e juntas chegarem a uma solução.