As novas tecnologias, como os computadores, jogos e a internet, trazem a necessidade de uma redefinição das metodologias pedagógicas usadas nas escolas, no sentido de não permitir uma barreira entre a vida cotidiana do discente, onde ele tem acesso à tecnologia moderna e sofisticada, e o dia-a-dia na escola. A Informática Educativa se caracteriza pelo uso do computador, como um instrumento a mais em sala de aula, utilizado pelo o professor com intuito de promover uma aula diferenciada, dinâmica e interessante para as crianças da educação infantil. A referida pesquisa tem como objetivo averiguar se o computador é utilizado como ferramenta de ensino e aprendizagem pelos docentes da educação infantil no município de Caxias, Maranhão. A pesquisa foi realizada em escolas públicas e privadas da educação infantil, a mesma teve caráter descritivo e qualitativo, onde aplicou-se questionários com perguntas fechadas à dois professores de cada escola. Verificou-se que as escolas não possuem laboratórios e poucas têm acesso à internet. Observou-se ainda que a maioria dos docentes não possuem curso e domínio nas áreas de informática, havendo assim a necessidade de cursos de formação e capacitação para que os mesmo possam atuar de forma diferenciada no ensino e aprendizagem dos educandos, caracterizando a necessidade de despertar maior motivação por parte dos docentes para inclusão do computador na prática pedagógica cotidiana. O professor precisa encontrar novas práticas pedagógicas para atender as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas da sociedade. Nesse contexto o computador precisa ser visto como um instrumento de aprendizagem, pois, quando desenvolve habilidades intelectuais e cognitivas, desperta potencialidades e criatividades no alunado. Infere-se que a inclusão digital é uma necessidade social que facilita, viabiliza e possibilita aos indivíduos uma participação ativa na construção da sociedade na qual estão inseridos.