A referida produção faz alusão a um trabalho de pesquisa desenvolvido e apresentado num trabalho acadêmico para conclusão do curso de Especialização em Formação do Educador, que teve como eixo norteador o fazer pedagógico da leitura e o resultado da mesma através da produção escrita dos educandos, alavancando assim um fazer pedagógico necessário numa perspectiva de leitura além da decodificação e especialmente um acontecer pedagógico num caminho do letramento, esse nos impulsiona o fazer de leitura e escrita de uma escolarização real e efetiva da população e não apenas mais pessoas sabendo ler e escrever precariamente mas ler para compreender o sentido do que se ler e como fazer uso desta; bem como estarem preparados para um mercado de trabalho com competências mais reais de leitura e escrita. Portanto a reflexão ao que concerne ao momento da avaliação foi compreendida como elemento integrador entre aprendizagem e ensino através de um conjunto de ações que se buscou obter informações sobre o que foi aprendido, e esses elementos são elementos de reflexão continua para o professor sobre a sua prática educativa e assim buscar instrumentos que impulsionem os educandos a tomar consciência de seus avanços dificuldades e possibilidades. Nessa caminhada os educando iam apropriando-se do saber através da leitura contextualizada. No aspecto da avaliação construtivista a perspectiva foi de formar cidadãos, participativos e autônomos, nessa ótica o educando tornou-se o próprio autor do processo e inibindo-se assim a ideia de “educação bancaria”; é a reprodução tal qual “– eu ensinei”.