O presente artigo tem como principal objetivo relatar e analisar aulas de Língua Portuguesa, mais especificamente aulas voltadas para o ensino de literatura, resultantes da observação do componente curricular Estágio Supervisionado I, a fim de verificar se nelas foram trabalhadas satisfatoriamente os textos literários, caso tenha ocorrido esse trabalho, e se foram realizadas atividades que possam estimular os alunos a realizarem uma leitura crítica e reflexiva das obras estudadas. Além disso, buscamos ainda analisar a forma como foi utilizado o livro didático por parte dos professores observados durante o estágio, se foi de maneira totalitária ou como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, usamos como principal fonte teórica Os Referenciais Curriculares para o ensino médio da Paraíba e dizemos nossa análise com base em três importantes critérios: O uso do livro didático; O trabalho com a obra literária; assim como as atividades realizadas. A partir das observações das aulas e das reflexões realizadas com base nos textos teóricos e nas discussões da disciplina de Estágio Supervisionado I, percebemos que os professores têm estado muito presos ao livro didático e que não têm dado a devida importância ao trabalho com o texto literário, se utilizando de atividades que acabam, na maioria das vezes, menosprezando o real sentido do texto literário em função de estudos gramaticais, reduzindo o estudo de literatura às características dos movimentos históricos das escolas literárias ou a uma bibliografia intensiva dos autores que pertencem a elas, fugindo assim do real propósito da aula de literatura que é o trabalho com a obra literária.