A análise que empreendemos neste estudo se origina de atividades acadêmico-científicas, assim como a inserção no debate de temas relacionados às políticas públicas de educação básica e principalmente às políticas destinadas à educação profissional técnica e tecnológica. Em um primeiro aspecto, esta pesquisa fundamenta-se em um conjunto de pesquisas e estudos que articulam a construção teórica, sob a ótica histórica e empírica das relações entre trabalho, educação básica e educação profissional nos governos dos então presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Na realidade a Educação Profissional os projetos econômicos no Brasil sempre estiveram guiados por forças de caráter hegemônico, tendo como alvo o lucro e aumento de riquezas, nesse mesmo sentido a qualificação profissional seria a mola precursora do desenvolvimento, pelo menos é o que nos escutamos vários discursos dos primeiros líderes de executivo depois do processo de redemocratização. O percurso metodológico empenhado no presente trabalho é o bibliográfico e documental com teor qualitativo e por vezes quantitativo. Entende-se que o acesso à educação de qualidade e à inserção no mercado de trabalho são pontos importantes para a inclusão social. No entanto, diferentes alternativas devem ser elaboradas e oferecidas para que o processo de formação esteja devidamente associado a condições seguras de articulação entre uma educação de qualidade e oportunidades de emprego. As políticas destinadas ao ensino profissional demandam um esforço intersetorial, ao envolver secretarias e ministérios do governo federal e articulações com o mercado.