O ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na educação infantil, possui algumas singularidades em relação a outras etapas do processo de escolarização. Uma dessa particularidades está relacionado às aulas serem ministradas por professores multivalentes, geralmente com ensino superior em Pedagogia, sendo responsável por ministrar aulas de outras áreas de conhecimento. Uma educação voltada para a alfabetização e para a aprendizagem da matemática básica, sobretudo nos dois primeiros anos que compõem o Ciclo I. Não obstante ao fato da centralidade nesses aspectos, também são ensinados conteúdos de geografia, história e ciências naturais, além da prática, muitas vezes, da educação física e de artes, que geralmente são ministradas por professores especialistas nessas disciplinas. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho analisar o currículo dos cursos de pedagogia das instituições federais de ensino superior do Brasil bem como fazer um levantamento dos todos tópicos relacionados a ciências naturais nas ementas desse curso. Para isso foi feito um levantamento da constituição do material das ementas, levando-se em consideração os seguintes pontos: nome da disciplina e sua relação com o ensino de ciências, disciplinas mais abordadas e carga horária e direcionamento do ensino de ciências dentro das ementas. O levantamento foi feito via internet, através sites das Universidades Federais do Brasil que ofertam os cursos de Pedagogia, quando o site não disponibilizava, entrou-se em contato com a instituição via e-mail solicitando esse material. Os resultados indicam que, de um modo geral, o ensino de ciências naturais ocupa um lugar modesto no currículo dos cursos de pedagogia, pois a maioria das instituições federais do Brasil, disponibilizam apenas uma disciplina em virtude disso, supomos que há uma lacuna na formação pedagógica para exercer o magistério na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino fundamental, em relação ao conteúdo de ciências.